De 22 de Março a 15 de Julho, a exposição GAME ON vai explorar a cultura e política dos videojogos, bem como a sua história ao longo de 40 anos. A mais completa retrospetiva dos videojogos do séc. XX e XXI. A exposição centra-se numa viagem ao mundo dos videojogos, para todas as idades, desde os mais pequeninos aos hardcore gamers de hoje que na sua infância, tal como eu, se viam a gastar todas as moedas do almoço nas arcadas dos salões de jogos ou apenas naqueles cafés que tinham uma ou duas arcadas.

Na exposição podem percorrer secções, desde as primeiras máquinas que marcaram o nascimento desta cultura, com os primeiros computadores e arcadas: Spacewar (1962) um computador do tamanho de uma sala e a primeira arcada Computer Space (1971). Ainda nesta secção vão encontrar os ícons Pong, Pac-Man e Donkey Kong e experimentar (ou relembrar) 10 jogos jogáveis.

A secção das consolas caseiras, que remete desde 1972, apresenta máquinas desenvolvidas pela Atari (eu tenho um 520ST – aconselho), Sega (também tenho uma Game Gear), Microsoft (ok, não digo mais nada), Sony e Nintendo. Outras vão estar presentes e que foram desenvolvidas ao longo de 30 anos, portanto para os mais aficionados, esperem perder mais que um dia a explorar todo este mar cultural.

Atari 2600

 

Reforçados também estão alguns case studies, de videojogos que foram dos maiores êxitos como GTA e Sims, da concepção ao marketing. Na América e Europa, como os videojogos influenciaram esta cultura e no Japão que papel tiveram os Anime e Cartoon. Que Papel importante teve a indústria Musical e Cinematográfica na evolução da Indústria dos Videojogos e quais os casos mais relevantes. Não vão faltar temas atraentes, para toda a família, grupos educativos ou qualquer um interessado por estes temas.

Mas a Game On não é só realizada de passado, é também de actualidade e futuro. Além de mais antigas visões sobre tecnologia futura,  como Vectrex Imager e Nintendo Power Glove, as mais actuais inovações Playstation Move e Microsoft Kinect vão fazer parte do elenco.

Vectrex Imager

 

A Game On disponibiliza uma pasta pedagógica para os Professores poderem utilizar junto dos seus alunos, com conteúdos pedagógicos gerais e específicos, ideias e propostas a desenvolver na sala de aula. Como alguns sabem, eu já fui Professor de crianças e considero que esta pasta pedagógica é um óptimo projecto para a desenvolver com elas e tenho a certeza que qualquer turma e professores vão gostar deste tema como nova abordagem de ensino.

São poucas as crianças que não jogam, são poucas as que não possuem um magalhães ou outro sistema e se juntam numa sala ou no corredor, sozinhos ou aos pares, a jogarem um jogo de plataformas, por exemplo. Lembro-me de chegar à sala e estarem todos sentados com o seu magalhães ou a sua consola portátil. Uns diziam bom dia, outros ficavam grudados no ecrã e sem desviar o olhar pediam para ficar mais dez minutos. Só dez minutos. Eu dava-lhes quinze e observava-os, dava-lhes dicas, consertava o computador que tinha caído ao chão. Ganhava o respeito deles mais do que sendo a figura enquanto professor, mas também daquele que incentivava a desenvolver a criatividade, motricidade e aquela pequena parte do cérebro que só alguma área das artes consegue desenvolver. Coordenação motora, Música, Som, estava tudo lá. Era uma boa parte de aula.

Porque o Cérebro não se desenvolve apenas a estudar.

 

A todos os interessados, curiosos, pedagogos, fãs de videojogos e da sua Indústria, este é um evento a não perder.

Para mais informação, visitem o site Game On