Quantos de vocês sabem que Warren Spector, o criador de System Shock e de Deus Ex, foi o director de um dos jogos mais criativos do catálogo da Wii? Epic Mickey é uma carta de amor ao legado das primeiras décadas da casa de animação americana e, como em todos os jogos de Spector, tentou desbravar novos territórios. A premissa de jogabilidade? Mickey transporta consigo um pincel que permite pintar ou apagar os elementos do cenário, dando ao jogador a oportunidade de ir criando o seu mundo de jogo e afectar a sua própria experiência com o mesmo. Mas a experiência não foi perfeita, pois vários problemas com a câmara e algum desequilíbrio entre missões mancharam tudo o que de bom o jogo conseguiu. O jogo acabou algo esquecido, infelizmente.

"A Disneyland é a estrela principal. Tudo o resto são papéis secundários" Walt Disney

 

Mas a Disney sabe o potencial que o jogo tem. Assim como em Kingdom Hearts, Epic Mickey pode levar as personagens Disney ao público Hardcore que investe muitas horas e dedicação nos seus jogos, e que premeia a inovação e a criatividade. Disney Epic Mickey 2 foi por isso anunciado desta vez para as três consolas: Wii, PS3 e Xbox 360, numa tentativa de levar o jogo a mais público. A produtora Blitz vai ajudar no desenvolvimento para as consolas da Sony e da Microsoft, uma vez que a Junction Point de Spector está totalmente concentrada na versão Wii. Uma vez que o jogo está anunciado para o Outono, poderá este ainda vir a ser um dos títulos de lançamento da Wii U? Lançar um título com este volume de investimento para a Wii antiga já não faz muito sentido.

Como seria de esperar, na Playstation vamos ter suporte para Move, o que faz todo o sentido no controlo do pincel de Mickey.