Ouvir Japoneses a falar Inglês é simplesmente delicioso. Satoru Iwata e Satoru Shibata, presidentes da Nintendo Global e Nintendo Europa apresentaram este Sábado as novidades da Nintendo para os próximos meses mas, para minha tristeza, fizeram-no a partir de um cubo sem graça e de um escritório sem alma. É certo que Iwata começa e acaba as apresentações com uma vénia, expondo-se demasiado ao “calduço” que os trolls ocidentais sem respeito podem desferir, mas ainda tive esperança de ver a apresentação a partir de um clube de Karaoke ou de um Pachinko Parlor. Está provado que os nipónicos não sabem aproveitar as diferenças culturais que tanto nos fascinam. Agora o que eles sabem mesmo, é fazer bons jogos.

A Nintendo Direct deste Sábado trouxe algumas confirmações, algumas reafirmações e várias novidades, algumas delas incríveis que deixo para o final do artigo.

Mario Tennis Open, previsto para o dia 25 de Maio, promete 16 personagens jogáveis do universo de Mario mas a grande novidade são os 200 elementos que podemos utilizar para personalizar os nossos Mii e que podem ser usados no jogo. Finalmente, o meu sonho de jogar ténis vestido de cor-de-rosa e com a cabeleira da Peach pode ser experimentado em segredo. Não perguntem.

Owned, Mario style.

 

Heroes of Ruin, o “Diablo da 3DS” previsto para 15 de Junho é um daqueles jogos que pode não nos deixar largar a consola. Um Hack n’ Slash isométrico numa portátil é uma das minhas razões para ter uma portátil. O facto de estarmos perante um ecrã 3D só melhora a experiência, uma vez que os jogos isométricos têm sempre aquele aspecto de maqueta, o que o 3D só vem embelezar e salientar. Outra das novidades apresentadas por Heroes of Ruin é a possibilidade de outros jogadores entrarem e saírem da nossa sessão de jogo, se assim o quisermos, com a dificuldade dos inimigos a ajustar-se automaticamente ao número de jogadores. Se juntarmos o facto de podermos conversar via wi-fi com amigos ou desconhecidos durante o jogo, percebemos que a Nintendo está finalmente a abrir as portas do online a todos. Eu entendo que os receios iniciais de uma experiência online mais livre fossem fundamentados, pois a Nintendo é uma das máquinas com mais crianças a utilizá-la, mas essa é uma aprendizagem e um controlo que deve estar do lado dos pais e não do lado de uma editora de jogos. É bom que a Nintendo se esteja a libertar desse fardo.

Take this Diablo!

 

Pokémon Black Version 2 e Pokémon White Version 2, previstos para o Outuno, são os jogos que me vão colocar a jogar Pokémon de uma vez por todas. Embora me fascine o universo da série, e adore as figuras, nunca experimentei um único jogo, nem físico, nem digital. Já prometi a mim mesmo que esta sequela será a minha introdução e vou ter uma grande ajuda prevista também para este Outuno. Já descarregaram a aplicação gratuita Pokedex 3D para as vossas máquinas, certo? Pois esta “wikipedia” tridimensional do universo dos jogos Pokémon vai ser actualizado para uma versão PRO, que vai passar a incluir todos os personagens da série até hoje, seja a partir de jogos, cartas, mangas, anime etc. Que melhor razão tenho eu para começar a jogar e a aprender sobre este mundo? Talvez o Pokemon AR Searcher, uma mistura entre Face Raiders e Pokémon onde podemos andar atrás dos mesmos com as câmaras da 3DS pela casa fora, a capturar criaturas que podemos depois usar nos jogos. Está prometido: É desta que eu começo a jogar, antes que a minha filha cresça e me pergunte: quem são os Pokémon? Ao que eu responderei com confiança, prevenindo desta forma um grande trauma psicológico no futuro da minha prole.

Se o meu cão apanha um Pokémon lá em casa, fá-lo em One Piece.

 

Também no Outuno podemos esperar o novo Disney Epic Mickey: Power of Illusion, que traz para a 3DS o estilo do antigo Castle of Illusion dos anos 90. O quê? Não eram nascidos? Vergonha… Vão já descarregar um emulador de Megadrive e experimentar essa pérola, para perceberem porque estou estão excitado com este novo jogo, ainda por cima desenhado pelo criador de Deus Ex. O que é uma Megadrive? Vergonha…

 

Kindgom Hearts 3D: Dream Drop Distance ficou prometido para 20 de Julho, portanto chegou o momento de puxar o lustro à Keyblade e de rever os dois filmes de Tron como treino de preparação.

Tron em Japonês promete ser ainda melhor que o Tron em Espanhol.

 

Theatrhythm Final Fantasy, o jogo ainda mais difícil de dizer do que escrever, trará mais de 70 peças musicais de toda a saga de Final Fantasy até ao universo dos jogos rítmicos na 3DS. Eu sei, também tenho muito medo. Não sei o que esperar das autênticas obras primas de composição transformadas em mini-jogos mas descansa-me a possibilidade de jogar enquanto adolescentes japonesas cantam. É aquela questão cultural que referi no inicio do artigo.

Wtf?

 

Não foi mencionada nenhuma data para Animal Crossing 3DS, que chegará ao Japão no final do ano, nem qualquer referência a uma versão ocidental de Monster Hunter 3G (mas do que é que eles estão à espera?) que pelo andar da carruagem ainda sai primeiro na VITA. Também não existiu qualquer referência sobre a colecção de aniversário de Kirby, para a Wii, que foi anunciada para o Japão e que trará vários clássicos de Kirby no mesmo disco, à semelhança do que já aconteceu com a edição de aniversário de Mario. Houve sim o anúncio de um novo Super Mario Bros 2 em 2D para a 3DS, já para Agosto. Sinceramente, com um anúncio tão próximo da data de lançamento cheira-me a esturro, mas esperemos para ver.

Para quem não quer esperar tanto por estas novidades, tem um pequeno brinde já este 25 de Abril, sempre! Uma nova actualização de sistema vai permitir, FINALMENTE, arrumar os ícones, jogos e aplicações em pastas. Deixamos assim de ter de fazer piscinas cada vez que queremos jogar Alleway depois de termos enviado uma carta. Outra das novas funcionalidades é a possibilidade de descarregar actualizações para os nossos jogos. Primeira prioridade: Circle Pad Pro em Kid Icarus Uprising.

Mas como vos disse, deixei o melhor para o final do artigo. Duas grandes novidades que me deixaram em frenesim e que provam que a minha sanidade mental já viu melhores dias. Vamos a isto.

Beat the Beat: Rhythm Paradise já no dia 6 de Julho!!! O jogo que já foi lançado no Japão e Estados Unidos tem finalmente uma data anunciada para a Europa e permite jogar todas as músicas na sua versão japonesa para além da versão inglesa. Escusado será dizer qual a versão que eu vou escolher. Como eu adoro aqueles nipónicos.

 

Por último, Kid Icarus Uprising vai ter 400(!) cartas AR para coleccionar. YES! Quem vai produzir as cartas e distribui-las? A Panini. YES, YES! Finalmente tenho uma desculpa para voltar a coleccionar “cromos”, com um álbum prometido para guardar todas as cartas. Só é pena que não sejam autocolantes, mas não se pode ter tudo. Ainda não existem informações sobre onde e quando as cartas vão estar à venda, mas garanto-vos que se for no quiosque da minha rua vou abrir lá uma conta corrente.

Não aceitamos devoluções. Mas aceitamos trocas.

 

E pronto, foram estas as novidades para a Europa. Nas conferências para o Japão e Estados Unidos foram ainda referidos Spirit Camera para a 3DS e Project Zero 2 para a Wii que prometem os seus terrores, horrores e tremores já no próximo dia 29 de Junho. Podem ver uma versão da conferência legenda em Português, aqui na página da Nintendo.