O género do side-scrolling brawler fez as delícias de miúdos e graúdos no final dos anos 80 que se deliciavam com porrada de virar tripas em sequência. Neste famoso género desbravávamos caminho para a direita enquanto hordas de inimigos tentavam bloquear-nos a progressão, raramente fazendo recurso à conversa e à solicitação pacífica.

Alguns dos jogos ficaram famosos na história, chegando alguns como Golden Axe a receberem remakes recentes nas consolas actuais. Nas memórias dos jogadores mais velhos estão clássicos como Double Dragon, Final Fight ou Streets of Rage (estes muito jogados nas Arcades em muitas tascas e cafés do país) ou as pérolas aclamadas como Bruce Lee ou Renegade que provocaram estragos em muitas teclas de Zx Spectrum, vítimas do frenesim de tareia virtual constante. É daqui que surge o popular termo: button mashing.

Jake e Matt Lewandowski, da produtora indie Team2Bit querem trazer o género para a ribalta com Fist Puncher: Old School Beat ‘Em Up, um brawler retro com elementos de RPG. A equipa está a trabalhar no jogo há 18 meses mas precisava de fundos para terminar o jogo. Esse objectivo já foi conseguido, com a campanha de Kickstarter a atingir mais do dobro dos 10 mil dólares necessários para trazer o jogo para Xbox Live Indie Games e para PC.

Sweet...

Os dois irmãos já provaram o que valem no reality show do IGN “The Next Game Boss” em que 6 equipas de criadores independentes competiram contra o relógio para terminar um jogo funcional. Com Washington’s Wig, um jogo de plataformas no qual controlamos o cão fictício de George Washington que, claro, traz na cabeça a mítica peruca. Com este jogo, a dupla venceu o concurso.

Washington’s Wig é aliás uma das recompensas da contribuição dos $15 (cerca de 11 euros), fazendo companhia ao novo Fist Puncher, em versões digitais. Como sempre há recompensas para todas as carteiras, como a dos $500 que nos dá direito a ter um boss de final de nível baseado na nossa esbelta figura.

O Kickstarter vai terminar esta Segunda-feira, 30 de Abril, às 13h, portanto ainda têm tempo de garantir uma cópia do jogo e ficar na história do mesmo caso venha a vender mais que o próximo Call of Duty.