Chega-nos o último trailer de jogabilidade de Dead Space 3, o próximo episódio da saga do malfadado Isaac Clarke e da sua eterna batalha contra os Necromorphs. Com data de lançamento prevista para Fevereiro de 2013, o próximo action horror da Visceral Games é passado no planeta gélido Tau Volantis, onde Isaac tenta parar a ameaça alienígena com o auxilio do Sgt. John Carver. Parece que o setting gelado é paragem obrigatória nos shooter e jogos de aventura actuais.

A principal novidade de Dead Space 3 parece ser a inclusão de um modo cooperativo que pode ser acedido a qualquer altura do jogo, possibilitando para além da experiência multijogador, o acesso a novos conteúdos de estória e também de gameplay. Dead Space foi lançado em 2008 e rapidamente se tornou numa referência do horror shooter, especialmente aqueles que incluem baldes de sangue e membros mutilados, implementando o famoso desmembramento estratégico, que obriga o jogador a decepar os inimigos para os matar, o que normalmente significava pintar à pistola os cenários de sangue. Laureado por uns pela sua atmosfera horrorífica, criticado por outros pela forma rígida como Isaac se movimentava e pela dificuldade em controlar o personagem, Dead Space conseguiu ainda assim ficar na memória dos jogadores como uma experiência de terror satisfatória, grandemente influenciada por filmes como Alien (que jogo não é?) e Event Horizon, e o jogo Resident Evil 4.

O principal receio dos jogadores parece ser a tendência dos últimos jogos sobre a acção e até que ponto a inclusão do modo cooperativo não poderá transferir a dinâmica de jogo mais para a acção e menos para a estética de terror, o que sucedeu a Resident Evil 5, por exemplo. Vamos esperar mais uns meses para tentar perceber como é que Isaac consegue manter a sua sanidade após tantos anos de carnificina. Impávido e sereno, a estraçalhar necromorphs… a companhia só lhe vai fazer bem.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=IkB8Y4oAjB4]