Entre os melhores Showcase de estudantes do Festival IGF em 2010, era apresentado Puddle, um jogo puzzle onde se controla a inclinação do ambiente para a direita e esquerda fazendo com que as partículas de líquido consigam fluir do início até terminar o nível. Dois anos após o Festival, no início de 2012, Puddle era lançado para PSN e Xbox Live com o selo Konami e desenvolvido pela Neko Entertainment, uma empresa francesa que se dedica mais em mecânicas de jogo únicas. Exemplo disso são as físicas do jogo que funcionam bem, pela qualidade técnica de quem desenvolve, pela diferente abordagem que à partida é inovadora e apreciativa. E com alguma sensação de alcoolismo.

A indústria recebeu Puddle com grande admiração no IGF, seguindo-se o lançamento no início deste ano e prepara-se para a PSVita na Europa, a 1 de Agosto. Pelo que se sabe das potencialidades da consola, o jogo vai adaptar-se às características desta pelo seu reconhecimento de movimento de seis eixos, rodando a consola para o sentido direito ou esquerdo. Se Puddle foi desenvolvido a pensar nestas funcionalidades é difícil dizer, mas nasceu a saber nadar.

Seguem-se alguns screenshots para a PSVita: