Este artigo pertence ao passatempo Nintendo. Partilhem no facebook para ganharem uma viagem a Paris. Podem consultar todas as regras aqui.

As últimas coisas que faço quando me deito são ver as notícias principais de gaming do dia no meu tablet e depois ler um qualquer livro físico que se encontre na mesa-de-cabeceira. Mas, por vezes, quando estendo o braço para escolher a leitura nocturna, a 3DS pisca-me o olho com a sua luz azulada intermitente. Isto pode significar várias coisas mas, a mais esperada, é que tenham chegado vídeos novos à consola e, por isso, o Nintendo Video é uma das “10 coisas que adoro em ti”.

Eu prefiro ver na cama.

 

Descarregar vídeos para uma consola, tablet ou smarthphone é algo que se tornou corriqueiro. A diferença e a particularidade do Nintendo Video é juntar ao acto de visionar vídeos o factor surpresa. No serviço, os filmes são renovados ao longo da semana e chegam à consola automaticamente sem que tenhamos que os ir buscar, sendo descarregados sempre que a consola passa por um dos muitos pontos de Spotpass, ou quando apanha uma ligação WiFi aberta. Um dos gozos deste serviço é exactamente não saber o que esperar, e o facto de os vídeos poderem ser tão surreais como números de circo, até tão fantásticos como episódios exclusivos da ovelha choné.

Praticamente todos os vídeos são vídeos 3D e muitos são criados especificamente para esta tecnologia. Se é certo que os guias de cidades ou os truques de magia roçam o filme institucional de algibeira, a verdade é que já apareceram grandes conteúdos desde que o serviço existe. Os episódios exclusivos de Shaun The Sheep que já referimos, trouxeram a beleza dos modelos de plasticina para um ecrã 3D naquele que foi um casamento perfeito, mas outras animações como os episódios de Kid Icarus ou de Kirbyforam perfeitos para pequenos visionamentos de cerca de 3 a 5 minutos cada. Depois existem boas surpresas como a excelente série Big Buck Bunny ou vídeos inesperados como proezas de BMX da Red Bull ou uma orquestra a tocar um tema de Zelda. Nunca sabemos o que esperar.

Big Buck Bunny: uma grande surpresa.

 

Como já referi, é isso o melhor de Nintendo Video, o seu lado inesperado tanto nos conteúdos que recebemos como na dúvida de quando os iremos receber. É que se não visionarmos os vídeos eles vão desaparecer após a rotação semanal e não os voltamos a “apanhar no ar”, daí que quando a luz azul pisca e aparece a notificação de novos filmes seja irresistível não abrir imeadatamente o ecrã para ir ver as novidades. O livro pode esperar.

Podem ver vídeos sobre esta e outras características na visita guiada 3DS (onde os modelos também jogam com consolas portáteis).