Ou no inferno melhor dizendo. Nunca a designação de «planeta vermelho» fez tanto sentido. Vermelho pelo óxido de ferro que tem à superfície, substância também presente no sangue humano. Vermelho, a cor das hordas demoníacas que por ali se espalharam aquando da abertura dos portais do inferno. Os babilónios chamavam-lhe de Estrela da Morte. Os monstros da série DOOM referem-se a ele simplesmente como sala de jantar.

Ninguém me convence de que o planeta tem aquela coloração porque está na verdade enferrujado, porque já teve água à sua superfície. Ele está assim pelo sangue derramado em milénios de terror brotado das profundezas do abismo. Eu não sou físico ou geólogo, mas sei destas coisas. A mim não me enganam. Qualquer dia dizem que um homem saltou do topo da atmosfera cá para baixo, e que os porcos têm asas.

O Rubber Chicken já fez uma retrospectiva da série DOOM e da sua importância para o género do FPS. Ainda não temos DOOM 4, mas recebemos de bom agrado DOOM 3 BFG Edition para PS3, Xbox 360 e PC. Uma versão remasterizada do clássico de 2004, tecnicamente melhorado, com todas as expansões, 9 missões de bónus (o conteúdo extra The Lost Mission) e ainda DOOM e DOOM 2. Se nunca se dedicaram a esta série de luxo, têm agora a oportunidade de terem num disco só, 20 anos história. A mim parece-me uma proposta irrecusável, daquelas que o Chifrudo costuma fazer.

Desafio qualquer pessoa a jogar DOOM sem sentir um aperto no peito uma única vez. Vão perder a aposta…

[youtube=watch?v=UmlOvtshaJs&feature=results_video]