Existe um universo de jogos cujo propósito não é o nosso deleite ou diversão per se, mas que são usados como ferramentas de aprendizagem, de exploração de conceitos ou simplesmente como veículos informativos. Os Serious Games são o exemplo perfeito da importância dos videojogos como meio de comunicação e de desenvolvimento de competências. Provavelmente já jogaram um serious game e nem se deram conta, se já tiveram a oportunidade de jogar numa aplicação num museu, ou em outro local em que esse jogo serve de ponte informativa entre os conteúdos abordados e o utilizador visitante, por exemplo.

Endgame Syria é um jogo desenvolvido por Auroch Digital e  integrado no projecto Game The News, onde se pretende transmitir noticias e informação do mundo real  através dos jogos. Neste caso concreto, acerca da guerra civil na Síria. É um jogo de estratégia por turnos gratuito em que, assumindo o papel dos rebeldes, tentamos vencer o regime balanceando acções militares e políticas. Endgame Syria é simples de jogar, mas aborda questões complexas como o apoio da comunidade internacional, as casualidades civis e o equilíbrio precário entre a vitória e o preço a pagar por ela. Consegue pelo menos aquilo a que se propõe, de dar uma visão mais informativa, apesar de geral, acerca dos intervenientes políticos e militares no conflito.

endgame_syria_

 

Contudo, Endgame Syria falhou a aprovação para o mercado da Apple pelo secção 15.3 das guidelines, que diz o seguinte a propósito da violência sobre “inimigos” no jogo: o “alvo não pode ser uma raça específica, cultura, governo ou corporação real, ou outra entidade real”.

Existe um sem número de jogos de guerra na App Store em que o inimigo são nações reais, e podemos facilmente disputar a consistência desta guideline numa pesquisa rápida pela loja da Apple. Endgame Syria lida com um assunto muito delicado, mas não nos pareceu que o fizesse de forma ofensiva, já que pretende transmitir uma visão mais global das forças envolvidas neste tipo de conflitos e de uma forma que não parece demonizar nenhuma delas. Se o título tem mérito enquanto videojogo é uma questão a analisar. Se tem mérito enquanto veículo de sensibilização para uma situação tão complexa como a guerra na Síria, é ainda outra questão. Dizer que temos uma palavra a dizer sobre o conflito após jogarmos é, em certa medida, o mesmo que nos considerarmos peritos na Segunda Guerra Mundial porque jogámos muitos FPS com essa temática. De qualquer das formas, são jogos com objectivos diferentes e Endgame Syria consegue pelo menos fornecer alguma informação que poderíamos desconhecer, ou despertar o nosso interesse para saber mais.

Elevarmos os jogos ao estatuto de meio de comunicação respeitado mundialmente implica correr riscos e abordar temas complexos, e isso atesta à importância dos Serious Games. Porque os videojogos não servem só para passar o tempo. Podem jogar a versão de browser aqui e avaliar por vocês próprios Endgame Syria enquanto forma alternativa de transmissão de conteúdos do nosso mundo, ou se consideram que é um bom ou mau jogo.