(…)Is it as it seems? Or just a dream within a dream
(dream within, dream within a dream) (…)”

Thomas Miller/Michael Romeo in Through the Looking Glass

O festival Iberanime é o maior festival ibérico dedicado à cultura nipónica (em especial ao anime e ao manga) e todas as expressões da indústria do entretenimento que orbitam à sua volta.

IberAnime04

A nossa geração teve a possibilidade de observar esta penetração (e em alguns casos, domínio) da cultura asiática no mundo ocidental: se as primeiras manifestações foram algo tímidas e deveram-se, no final dos anos 70 e 80, a algumas séries que lá foram saltando as muralhas caídas do pós-25 de Abril como Esquadrão Águia (Gatchaman), Heidi (Arupusu no Shōjo Haiji ), Marco (Haha o Tazunete Sanzenri), Bea, a Feiticeira (Majokko Megu-chan ), os 3 Mosqueteiros (Anime Sanjūshi) e a Ana dos Cabelos Ruivos (Akage no An) e Cavaleiros do Zodíaco (Saint Seiya) e os primeiros jogos que nos chegavam pelas mãos da NES e respectivas falsificações.

Os anos 90 tiveram a solidificação desta semente nipónica no ocidente, tanto pelas séries Saber Rider (Seijūshi Bisumaruku), Tenchi Muiyo, Sailor Moon (Bishōjo Senshi Sērāmūn), Digimon e claro, Dragonball, a verdadeira febre que escancarou os portões para a invasão japonesa. Nos jogos tivemos a massificação de Zelda, Mario, os Final Fantasy, Street Fighter, Megaman e Pokémon, que consola após consola, geração após geração, iam marcando um visual anime-esq que se mantém (muitos dizem em excesso) até aos dias de hoje. Até os comics se deixaram influenciar pelo traço notoriamente manga-like de Joe Madureira, que causou uma mudança na editora e mais a fundo, na própria indústria.

IberAnime05

A solidez com que o traço e o visual manga se cimentaram é verdadeiramente impressionante e parece-me não ser uma moda ligeira ou uma febre passageira.

A base de suporte e as comunidades que consomem esta cultura são muito mais extensas do que a base de apoio da cultura mais-americanizada do final dos anos 80 e anos 90, da qual eu faço parte. Adianto que em muito se deve à internet: a partilha de animes fansubbed para o ocidente, os fóruns de discussão, a aquisição de objectos relacionados com as séries, tudo isto exponenciado pela vivência online, contribuiu para uma união global dos Otaku (fãs de anime, manga, entre outros). E hoje, a geração entre os 10 e os 22 anos de idade são perfeitamente simbióticos com a cultura e consequentemente com o mundo dos videojogos. Estatisticamente, o número de pessoas deste intervalo etário que desejam (e materializam o desejo) de aprender japonês é significativo. O que é de estranhar em comparação com a minha geração, altamente enraizada no inglês na qual para nós falar japonês é chinês. Literalmente.

IberAnime02

Na deslocação ao Iberanime senti-me uma Alice, mais barbuda e menos impressionável, que persegue um Coelho Branco que não existe. E à minha volta dezenas de cosplayers vestidos de personagens que conheço dos videojogos e dos anime, e tantos outros que me era impossível de identificar. Muitos pareciam ter fugido dos ecrãs da televisão, dos cartuchos das consolas e dos monitores de computadores. E eu, mais gamer, muito mais do que Otaku, deixava-me maravilhar pelas zonas de jogos.

Para além dos boardgames, card games e pen and paper RPGs (3 manifestações lúdicas nas quais sou tão viciado quanto em videojogos) mas que estavam renegadas para um corredor discreto da FIL, era a banca, aliás zona, da Nintendo que chamava à atenção: com uma área dedicada ao Street Pass (preciso de peças de puzzle!!!) e 3DS e Wii U com os mais recentes lançamentos, com um Mario simpático a passear e a cumprimentar os visitantes. Mas são aqueles momentos irónicos, quase guionados pelo destino como o de ver uma jovem cosplayed de Mario com Fire Flower a jogar New Super Mario Bros U, onde o Mario tinha acabado de apanhar esse mesmo item, e vestia branco e vermelho, tal como a sua contraparte real.

IberAnime06

Mas a banca da Nintendo era a única expressão da contemporaneidade dos videojogos, O retro gaming estava em força com as bancas da Press Play e da A. M. Games. E era curioso ver no meio daquela multidão, dois jovens que não tinham mais de 15 anos a degladiarem-se no campeonato de Pong, sufocados por uma zona a abarrotar de velhinhos CRTs a transmitirem a imagem sintonizada de consolas recém-limpas da poeira dos armários do sotão.

O sucesso de um festival como o Iberanime deve-se á comunidade Otaku essencialmente, mas também, e muito, à comunidade gamer. Em especial à sub-comunidade retro que me parece cada vez maior e com uma abrangência etária mais ampla. Ganham os videojogos diria eu.

IberAnime01

E lá caminhei eu, qual Alice esgotada pela jornada em direcção à saída, por entre princesas de JRPGs e soldados do Call of Duty que teimam na sua existência corpórea. E as televisões, cartuchos e monitores pareciam vazios, com um grande espaço para preencher.

IberAnime03