Há uns meses atrás Lucas Pope era um game developer independente que passava relativamente despercebido na indústria, no entanto neste momento é possivelmente um dos mais importantes indies que anda por aí.

Papers Please é um jogo que, mesmo sem propaganda nenhuma, começou a dar muito que falar. As suas mecânicas consistem na aprovação, por parte do jogador, da passagem de imigrantes para o seu país. O jogador, que trabalha na fronteira do país, é incentivado a julgar as pessoas pela aparência e a aplicar leis que são muitas vezes de origem xenófoba e preconceituosa. No entanto, se escolher não as aplicar isto reflecte-se directamente na sua família. A ditadura distópica onde se desenrola o jogo é sem dúvida inspirada na União Soviética, sendo todo o grafismo influenciado por esta.

PapersPlease01

 

O Sr. Pope é mais um daqueles indie-devs one-man-band que não tem medo de revolucionar a indústria e de nos fazer sentir desconfortáveis com as decisões que somos obrigados a tomar dentro do jogo, conseguindo uma jogabilidade bastante intensa, rápida e inovadora, baseada nas mais aborrecidas tarefas burocráticas que existem na vida real. O jogo desfruta também de um interface limpo e funcional  polido a um nível extremo.

Papers Please encontra-se numa fase open beta que é grátis de experimentar, portanto corram para http://dukope.com e agarrem o vosso exemplar, se gostarem dirijam-se depois para o Steam Greenlight do jogo e ajudem-no a acontecer. No processo podem também submeter o vosso nome para Lucas – através do devido formulário fornecido na beta, e por favor não incomodem o Sr. com e-mails parvos, deixem-no trabalhar em paz na versão final do jogo – para aparecer como um imigrante que tenta passar a fronteira.

É bom, é indie, é cool, é melhor que drogas, e merece o vosso apoio.

PapersPlease02