Imaginem o vosso disco rígido a transformar-se num jogo, um RPG, uma aventura baseada no conteúdo que possuem no vosso computador. O vosso disco é um castelo, cada pasta é um sala e cada ficheiro é um item, uma personagem, decoração, Bosses, e mais do que poderão encontrar, dependendo do tipo de ficheiros incluídos em cada pasta e pela complexidade destas.

AdventurOS apresenta um conceito inovador que se gera a partir do nosso próprio conteúdo, e é difícil conceber este castelo e suas salas quando olhamos para um computador desorganizado, mas poderá ter assim um level design mais ambicioso? Ao encontrarmos ficheiros com a mesma extensão numa pasta (.txt, por exemplo), estes podem ser agrupados para fazer um upgrade a determinado elemento: um cofre com mais loot ou uma criatura mais forte. Quanto à mecânica do jogo, ainda haverá muito para explicar e para entender o seu funcionamento, como por exemplo: o que acontece quando temos 30 ficheiros de um única extensão numa pasta? Imaginemos que temos 30 ficheiros de extensão .bok (isto existe), agrupa-se para gerar uma Super-Sized-Rubber Chicken?

E se tivermos um vírus? Gera uma tempestade, um Super-boss ou transforma-se num Castelo Andante?

AdventurOS_room ej2 B

 

Quanto ao espaço livre em disco presumo que sirva para continuar a encher o nosso computador de pastas para continuar a aventura, visto que consoante adicionarmos conteúdo em disco, cria novas salas e elementos a partir da próxima sala que ainda não exploramos. Desta forma podemos criar as nossas próprias salas e introduzir um número de elementos específicos até o disco ficar asfixiado e lento! Por outro lado, este jogo pode ser um bom incentivo para limpar o disco rígido sem ter de aplicar a ferramenta de “limpeza do disco”. Para o bem de muitos, esperemos que a pasta “sistema” não seja incluída para gerar conteúdos do jogo…

castillo niveles2O nível das salas é determinado pelo número de sub-pastas, sendo a pasta principal o nível 1 e as que se seguem os níveis seguintes e mais elevados cada vez que é acedida uma sub-pasta de sub-pasta. AdventurOS é classificado como um complexo “Metroidvania” (ou Castleroid), junção de Castelvania e Metroid pelo estilo de jogo de plataformas 2D com elementos RPG, podendo aceder-se a salas anteriores já exploradas e incentivando para que isto suceda.

AdventurOS está na plataforma crowdfunding Indiegogo e precisa de um impulso financeiro para dar vida ao vosso disco rígido. Podem visitar e, se acharem por bem, deixar uma nota de apreciação pelo inovador projecto. Pode ser que um dia façam algo parecido com o nosso cérebro. Se esse dia chegar, teremos a maior aventura de sempre!