Os jogos nomeados para o IndieCade fazem todos anos parte de uma selecção cujo objectivo é encontrar novas formas de transmitir conteúdos, mais artísticos, mais densos, mais inovadores e, principalmente, mais arriscados no universo dos jogos digitais, mas também dos jogos físicos. Alguns vão acabar por se perder no tempo e esquecimento, outros vão ser primeiros passos para outros grandes jogos, e alguns deles vão mudar aos poucos a indústria para melhor. São as ideias de amanhã, agora. Aqui ficam os nomeados, alguns já existentes, outros a caminho, para os quais devem focar a vossa atenção, caso procurem experiências diferentes.

 

99 Tiny Games

99 Tiny Games

Como o próprio nome indica temos não um mas 99 pequenos jogos. Estes jogos foram distintos em vários locais do mundo real. Foram instalados como 99 grandes posters na cidade de Londres, 3 por cada bairro, e uma App digital fazia a ligação entre todos. Podem ver o resultado do jogo/ projecto aqui.

 

 

code

code

Um jogo onde assumimos o papel de uma arroba, literalmente, uma arroba “@”, uma simples variável no código de cada nível. Os níveis são compostos por pseudo-código, e os comentários do programador são os locais onde estão as pistas para avançar no jogo. Manipulando o código e resolvendo puzzles vamos aprendendo as bases da programação.

 

 

Constellation

Constellation

Uma instalação de arte, interactiva, sobre criatividade, mito e colaboração social onde os jogadores usam controlos de movimento com PS Move para navegar uma projecção do céu nocturno e criarem constelações. Mais uma prova de que o IndieCade é muitas vezes o local onde este tipo de controladores melhor são aproveitados em função da jogabilidade e não da demonstração tecnológica.

 

 

Cube and Star: A Love Story

Cube And Star

Um jogo sobre a alegria de apontar e passear sem destino ou objectivo. O dia começa, a relva cresce, a noite chega, as árvores derramam os seus frutos… e cada passo que nós damos deixamos o mundo manchado.

 

 

Deadbolt

Deadbolt

Um jogo calmo de papel e caneta acerca de entregar o mais honesto de nós aos estranhos. A descrição dos jogadores após terminarem é a de sentirem-se mais próximos entre si, mais abertos ao mundo e mais seguros numa atitude de aceitação para consigo próprios. Se um jogo pode provocar tudo isto, está no topo da minha lista. Podem ler mais aqui sobre o jogo.

 

 

Dog Eat Dog

Dog Eat Dog

Um jogo sobre o colonialismo e as suas consequências (Portugal, vamos lamber as tuas feridas?). Trabalhando em grupo temos de descrever uma de centenas de ilhas pequenas do Pacífico, definindo os costumes dos nativos e as maneiras dos forasteiros que vêm reivindicar aquelas terras. Um jogo que começa quando a guerra termina. É por isto que adoramos o IndieCade. Já podem comprar o jogo aqui.

 

 

Edgar Rice Frotteur

EdgarRice

Os comandos PlayStation Move têm sido um dos maiores impulsionadores de ideias recentes no IndieCade (os da Wii já o tinham sido no passado e o Oculus VR prepara-se para ser o futuro). Em Edgar Rice Frotteur, 4 jogadores atravessam uma selva de 20 controladores PS Move pendurados por fios. Cada jogador recebe uma cor e tem de activar os controladores dessa cor premindo um dos botões. Se conseguirmos activar dois controladores estamos safos, mas se não tivermos nenhum perdemos imediatamente. Se só tivermos um perdemos energia e temos rapidamente de segurar noutro controlador. As cores movem-se nesta selva com a progressão do jogo, cada vez mais rápido. A diversão está também em usar a posição do corpo para impedir o acesso aos outros jogadores.

 

 

Ephemerid

Ephemerid

Uma aventura musical jogável acerca de insectos e rock ‘n’ roll. No jogo guiamos uma efémera (um género de libélula) a encontrar o seu destino num mundo feito de papel.

 

 

Extrasolar

Extrasolar

À primeira vista, Extrasolar parece uma expedição científica, a primeira que enviou rovers comandados para um planeta fora do nosso sistema solar. Nós voluntariamos o nosso tempo para explorar o planeta, uma fotografia de cada vez, mas rapidamente isto se torna numa grande conspiração quando as nossas descobertas evoluem. Extrasolar está a estrear novas mecânicas de jogo mas também nova tecnologia baseada em Cloud que todos os dias faz com que a nossa experiência de jogo se torne única. Podem juntar-se à equipa de exploração aqui.

 

 

Gone Home

A exploração de uma casa para descobrir a história de quem lá vive e viveu, deu origem a um dos melhores momentos de interactividade narrativa do ano, e foi por isso que Gone Home recebeu 9 na análise no Rubber Chicken. O jogo já está disponível no Steam, por isso não esperem mais. Um dos fortes candidatos a ganhar mais prémios no IndieCade este ano.