Nas últimas três décadas, a sociedade ocidental tem vindo a aprimorar a arte de fazer exercício sem pensarmos que estamos a sofrer. Desde os vídeos VHS da Jane Fonda nos anos 80 muito mudou e hoje temos dezenas de escolhas possíveis para tornar o acto de suar em algo divertido. Das aulas de Zumba, ao treino militar dos Bootcamps, passando pelas aplicações de corrida, o acto de treinar o corpo quer a todo o custo fazer-nos esquecer que é duro. Com o Wii Fit U, a Nintendo dá mais um passo nesse sentido.

janefonda

 

Quando me sentei, literalmente, na balança da Wii U (que é a mesma que já existia para a Wii) nada me preparava para as enormes dores que estaria a sentir daí a 30 segundos. Segurando a parte da frente da balança, para dessa forma me poder inclinar para trás, fui balançando o corpo para a esquerda e para a direita enquanto tentava executar uma veloz prova de bobsleigh. Alguns segundos após começar a descida vertiginosa comecei a sentir um desconforto na região abdominal que com o tempo se transformou em ardor e posteriormente em dores fortes. No entanto, à minha disposição esteve sempre o alívio deste martírio. Durante o percurso podia ter apoiado as mãos atrás do corpo, ou poderia ter-me sentado mais direito para aliviar a dor, mas isso não me deixaria andar tão depressa pois a pressão na balança seria menor. Certo é que aguentei mais de um minuto e meio de dor abdominal. Se não estivesse a descer uma encosta, provavelmente teria desistido ao fim de 30 segundos.

Wii Fit U

 

Wii Fit U é bem sucedido a camuflar o exercício duro e a transformá-lo em jogos divertidos. O sucessor do Wii Fit original aproveita-se do novo GamePad para introduzir novas posturas físicas uma vez que graças aos seus acelerómetros e ecrã permite juntar a balança nos pés com acções nos nossos braços. Por exemplo, num jogo em que controlamos uma mangueira para lavar os “inimigos”, o GamePad serve de controlo de direcção, dirigindo o jacto de água para onde apontamos. No entanto, a menor ou maior pressão do jacto de água é conseguida fazendo mais força com uma perna na balança. A sensação de estar a carregar num pedal é enorme e para que não nos limitemos a tentar enganar a máquina, é necessário tirar o pé para voltar a encher o depósito com água.

Wii Fit U

 

Enganar a máquina, neste caso o software, é algo que é obviamente sempre possível e muitos exercícios podem ser ultrapassados com muito menos esforço daquele que é necessário. Quem compra a balança, porém, não o faz apenas por uma questão de diversão. Existe uma clara vontade em fazer exercício físico e um desejo, mesmo que secreto, de perder aqueles quilos a mais ou tonificar os músculos. Wii Fit U não é só diversão e mini-jogos, existindo secções de exercícios tradicionais, como as de Yoga e as musculares, onde as tradicionais flexões de braços, agachamentos e outros exercícios tradicionais estão presentes.

Claro que a jogar tudo se torna mais fácil e divertido, e as secções de exercícios de aeróbica, dança e balanço possuem algumas dezenas de pequenos jogos que nos ajudam a suportar de forma mais descontraída as boas dores musculares.

De volta está o treinador pessoal, assim como a configuração pessoal de rotinas ou a concentração em áreas determinadas do corpo. A grande novidade é no entanto o Wii Fit Meter, um pedómetro e altímetro que pode monitorizar a nossa actividade ao longo do dia. No Wii Fit original, a nossa actividade extra não era contada para o jogo. Podíamos ter corrido uma maratona de 42 Kms que o desprezo do jogo por essa actividade era total. Agora o Wii Fit Meter conta os nossos passos em passeios ou corridas e sincroniza essa actividade com o Wii Fit U. Dessa forma não só actualizamos as nossas calorias como acedemos a desafios curiosos como tentar subir o equivalente à altura da Torre Eiffel (ao longo de vários dias, não se assustem) ou a completar uma maratona famosa. Resta saber como é que podemos evitar que o Fit Meter não monitorize as nossas deslocações de carro ou as nossas subidas de elevador.

Wii Fit U

Wii Fit U já está disponível para download gratuito e nos primeiros tempos existe um enorme incentivo a descarregar a versão de demonstração. É que se o fizermos até 31 de Janeiro e comprarmos um Fit Meter para registar ao jogo, ficamos com a versão de demonstração desbloqueada para sempre, o que irá representar uma poupança de cerca de 40 euros, face ao pacote com o jogo e o Wii Fit Meter que irá custar 60 euros. Isto partindo do princípio que já têm uma balance board.

Wii Fit U é mais uma forma divertida de nos esquecermos que estamos a suar. Ao longo dos seus 77 exercícios a nossa distração pode manter a motivação no treino e mesmo assim conseguir os resultados necessários. Já me levantei da balança há umas horas, e os abdominais continuam a doer. Aliás, acredito que amanhã ainda vão doer bastante. Quem disse que jogar era fácil?