Como Newell está a gerir a invasão de mercado

Contra todas as expectativas a plataforma de venda de jogos digitais Steam acabou não só por criar um novo nicho de mercado, assim como manter a sua hegemonia nas vendas de videojogos. Recentemente o gigante retalhista americano Amazon decidiu expandir a sua tranche de mercado através de venda de códigos de Steam e Origin, muitas vezes mais barato que as próprias plataformas. Ainda que os valores de vendas de jogos digitais no Amazon sejam marginais quando comparados com o volume alcançado anualmente pela Valve Corporation, esta decidiu encetar um contra-ataque ao estender o seu mercado além dos jogos digitais.

valve 01

 

Gabe Newell, disse recentemente ao NY Times que “num mercado tão competitivo e de lealdade flutuante como é a venda retalhista de jogos, em especial digitais, há que apostar na expansão da abordagem de mercado para subsistir.” Para isso o CEO da Valve tem intenção de até Agosto deste ano de fazer venda directa de produtos de merchandise relacionados com gaming para os mercados norte-americano (através da sua empresa mãe) e para o mercado da UE através da sua subsidiária no Luxemburgo. Está também planeada uma segunda fase de expansão deste mercado de venda (física) directa para o Oriente, mas apenas em 2016.

Como comemoração da abertura a produtos de merchandise, Newell tem a intenção de criar uma série de itens não-trocáveis do seu F2P, Team Fortress 2, alusivos a cada um dos países da Comunidade Europeia, e que estarão disponíveis apenas para os jogadores com IP pertencente aos países do Espaço Shengen. Pyro possuirá umas luvas em Rendas de Bilros, Heavy vestirá um kilt em tartan de algodão com listas avermelhadas e o Sniper usará um vestido de sevilhanas vermelho e preto.

Alguns dos produtos revelados para o início das vendas de objectos relacionados com os videojogos contarão com uma colecção de t-shirts alusivas aos produtos incluídos na Orange Box, assim está também planeada a possibilidade de escolher uma versão do jogo em caixa grande, com manuais e trading cards físicos. No nosso território a aquisição destas saquetas contará com uma parceria com a Panini, que as distribuirá pelas papelarias e quiosques do nosso País.

Ainda sem revelar quais serão as empresas de estafetagem que levarão a cargo as distribuições das compras (físicas) na loja do Steam, algumas movimentações pela Internet indicam a intenção de Newell de competir com outros retalhistas de videojogos através da implementação de pequenas lojas nos grandes centros urbanos europeus e norte-americanos, que poderão, ou não, servir de pontos de recolha aos itens adquiridos.

valve 02

 

Gabe Newell não deixa de manter as “suas reservas em relação ao risco da expansão do mercado que está efectuar”, mas relembra que sem riscos a sua própria companhia não teria passado de apenas um developer de videojogos até ao status que possui hoje: o de maior plataforma de venda de videojogos do planeta.