A dar tiros como no Verão de 96

Todos temos os nossos “Calcanhares de Aquiles”. Aqueles pontos vulneráveis em que facilmente nos rendemos sem qualquer tipo de resistência. No meu caso são os robots e os mechas. Se tivesse de compartimentar a culpa desta minha fraqueza, situá-la-ia pela série Transformers G1 e pelo impacto que Turbo Rangers e Jetman tiveram em mim (e que criaram a minha mania com os sentai). Daí a tentar consumir tudo o que exista que envolva mechas a passearem-se por cidades a derrubar prédios como se fossem caixas de esferovite (que são na realidade, se tomarmos alguma atenção às séries Super Sentai) foi um pequeno passo.

Gunhound ex 01

Duck Hunt versão helicóptero!

 

Armored Hunter GUNHOUND EX é um projecto de doujin soft (ou seja, algo feito por fãs, para fãs) que cresceram a jogar side scrolling shooters como Contra ou Metal Slug, ou shooters com mechas como Assault Suits Laynos e que quiseram recriar um pouco desse espírito com a maior carga de arcada e de retro possível. Desde o visual e som tipicamente 16 bits, às mecânicas, ao comportamento da nossa unidade, e a todo o tom do jogo, que nos poderíamos questionar se este jogo foi lançado pela primeira vez em 1996, ou se o seu lançamento em 2009 para a PSP no Japão é a verdadeira data em que viu a luz do dia. Em Kisou Ryouhei Gunhound EX (no original) não há nada que sorva de influências de jogos desta década ou da anterior: não existem evoluções, pontos de experiência nem tech trees.

O jogo contem uma propositada dificuldade acima da média, a relembrar os anos 90 em que muitos jogos (em especial estes side scrolling shooters) que eram ultrapassados com um misto de perícia e reflexos sobre-humanos conjugados com a memorização dos padrões dos adversários. Cada imprecisão ou impulsão pagam-se caros, e muito facilmente vamos ver-nos a repetir os níveis vezes sem fim. Felizmente que o jogo possui vidas, continuações, e munições infinitas, porque se captasse na totalidade o espírito dos jogos que tenta emular, teríamos de perder largas semanas até o passar de uma ponta à outra. O culminar da dificuldade do jogo são sem dúvida as típicas lutas de final de nível com bosses que nos obrigam a morrer diversas vezes até conseguirmos passar a missão.

Para muitos, a lentidão do nosso Hound poderá ser um ponto negativo e até acederia à opinião se não considerasse que esse factor contribui para a suspensão da descrença na utilização de um mecha que pesará largas toneladas e que obviamente, contribui para a já insana dificuldade do próprio jogo.

Porém, terei de admitir que parte da dificuldade crescente deste jogo prende-se com os controlos que são bem mais complexos do que os dos jogos que lhe servem de influência e a falta de afinação que estes tiveram. Rapidamente percebemos que as mecânicas de disparar em 360º não estão tão bem controláveis quanto o esperado o que contribui para um aumento artificial da dificuldade. Isso e as dificuldades adicionais de fazer dash e dos níveis em gravidade zero que nos obrigam a ter de gerir a movimentação no espaço e os disparos em simultâneo.

Gunhound 02

Parece que esta é uma daquelas pontes que se passa quando se vai para Coruche!

 

O Hound, o nosso mecha vem inclusivamente apetrechado com uma parafernália um pouco mais complexa do que muitos dos jogos que jogámos nos anos 90. Desde jatos propulsores, heavy e light guns, murros, passando também por uma espécie de exoesqueleto, ou armadura superficial que após danificada nos deixa mais vulneráveis mas também mais lestos no movimento.

O melhor: a dificuldade e o desafio, a pureza da inspiração retro, mechas, mechas e mais mechas!

O pior: os controlos que não estão afinados para a sua complexidade e execução.

Armored Hunter GUNHOUND EX não poderia ser mais jogo de nicho do que é e a relativamente silenciosa passagem que fez do mercado japonês da PSP para o resto do mundo no PC e no Steam acaba por demonstrar essa sua circunscrição a essa franja de mercado. Não é um jogo que grande parte dos jogadores dos dias de hoje, e em extremo, nem para muitos dos que jogaram side scrolling shooters nos anos 90. Mas para aqueles que procuram um jogo com uma dificuldade típica dos bons e velhos tempos, este poderá ser a resposta que procuravam. E por 14,99€ receber um objecto vindo de tempos idos: apesar de ter sido lançado há poucos anos, GUNHOUND EX parece ter sido recuperado de uma cápsula do tempo enterrada algures, e pronta a disparar tiros a 360º sem apelo nem agravo.

Armored Hunter GUNHOUND EX está disponível para PSP e PC. Jogada a versão de PC.