Bem a tempo para o churrasco

Não sendo propriamente uma novidade, este jogo da Ronimo de 2009 é agora publicado na Wii U pelas mãos da Two Tribes. Swords & Soldiers é um jogo de estratégia em tempo real com uma pequena diferença do habitual: ao contrário dos jogos a que todos já jogámos, que contam com uma visão isométrica ou aérea, em S & S temos uma aproximação side-scrolling  que o acaba por diferenciar.

O grande exercício da equipa de desenvolvimento foi mesmo perceber o nível de depuração a efectuar neste título, e de que forma seria possível ter uma abordagem quase-casual na apresentação e nas mecânicas, mas simultaneamente desafiante como os restantes jogos de RTS. Para isso, e numa inspiração em Starcraft que os próprios criadores admitem, desenvolveram 3 facções que se comportam de maneiras diferentes e que exigem estratégias distintas de controlo. Se os Vikings, a primeira facção do modo campanha estão mais focados na força bruta, os Aztecas trazem-nos a possibilidade de sacrificar unidades para obter contra-partidas, enquanto que os Chineses requerem a construção e defesa de uma estátua a Buda.

Swords & Soldiers 01

Ó Maria! Traz-me aí molho de BBQ para o frango sff!

Por muito simples que o jogo aparente ser, a realidade é que a sua jogabilidade e desafio são bem mais complexos do que parecem à partida. O número de recursos disponíveis é apenas um, o ouro, ao contrário de muitos RTS que exigem a recolha de múltiplas riquezas, a construção, desenvolvimento e pesquisa de tecnologias e habilidades são as grandes demonstrações de estratégia em tempo-real que aqui temos. E mesmo o facto de que não podemos controlar as nossas unidades e elas agirem como Lemmings que se deslocam sempre em frente até matarem ou morrerem, acaba por demonstrar-se como uma dificuldade adicional. Termos de gerir tipos de unidade, e em que ordem é que as produzimos, vai certamente influenciar os resultados dos embates com as forças inimigas, que com a sua deambulação própria de um Lemming, vêm em direcção à nossa base para nos aniquilar. Swords & Soldier é sem dúvida um exemplo do matar ou morrer, num ambiente frenético que afasta desde logo a aura de jogo casual que a sua apresentação mais cartoon e cheia de humor lhe incutem. E nós, quais deuses a guiar os exércitos no campo de batalha, temos também uma série de poderes que tentam alterar a corrente da batalha, e que usados no momento e no local certo poderão significar o nosso sucesso perante qualquer adversidade.

Swords & Soldiers 02

“And it’s no sacrifice, Just a simple word” Já dizia o Elton

Apesar deste jogo já ter 5 anos, e de já se ter apresentado em quase todas as plataformas, parece-nos que as possibilidades de controlo mais imediato e instantâneo que os dispositivos móveis permitem e também o Game Pad da Wii U, serão a forma preferencial de o jogar. É verdade que dispomos de controlos e mecânicas simples, mas grande parte do nosso sucesso em jogo depende das nossas acções terem o timing ideal, e para isso ajuda-nos a utilização e o imediatismo que os touch screens dispõem.

O melhor: o desafio, o aspecto enganadoramente casual, o humor, a diversidade de unidades, facções e missões.

O pior: poderá tornar-se apetecível para jogadores mais casuais que rapidamente se sentirão defraudados pela sua complexidade e dificuldade.

Um dos indies mais presentes em quase todas as plataformas, Swords & Soldiers vê o seu espaço na Nintendo eShop para a Wii U (com uma versão de 3DS a caminho). Cada vez mais vamos percebendo que uma aposta da consola doméstica da Nintendo poderá passar pela utilização de jogos independentes que inicialmente foram planeados para o mercado mobile, devido às suas propriedade que a distinguem das restantes: o Game Pad. Apesar dos jogos desse mercado serem jogos mais simples e curtos, que possam ser jogados nos transportes públicos ou numa pausa, a verdadeira aposta poderia passar por complexificar alguma dessas mecânicas a pensar nos jogadores “de sofá” que possuem uma Wii U. Enquanto isso podemos ir recebendo bons jogos como este Swords & Soldiers, que não sendo uma inovação permite trazer algumas alternativas válidas do ponto de vista da qualidade e do preço de custo, ao ainda magro catálogo da Wii U.

Swords & Soldiers está disponível para quase todas as plataformas desta geração e da anterior. Jogada a versão de Wii U.