A terra vivia um ambiente de pseudo-dormência com o Mundial de Futebol, e nada fazia antever o caos que estava no nosso futuro próximo. Ok, nada pode ser um pouco excessivo. Já era quase certo o início da Summer Sale do Steam para dia 19 de Junho, mas muitos ainda se agarraram às suas carteiras valentemente, implorando aos deuses para que tudo isto não passasse de um rumor, e que pela primeira vez, e pelo primeiro Estio em muitos anos, o assalto que Gabe Newell e respectivos arautos do Caos não ocorresse. Mas assim que o relógio deu as seis badaladas, milhões de jogadores pelo mundo a fora permaneceram em silêncio. E os segundos que demoraram a carregar a página da loja do Steam foram apenas entrecortados por alguns corajosos que conseguiram engolir em seco, ou tragar sofregamente uma grande dose de ar.

A decorrer até 30 de Junho, a Summer Sale marca o regresso do ciborgue Gabeminator, uma máquina avanaçadíssima que tem como objectivo tomar-nos de assalto as contas bancárias, os cartões de crédito, os MBnet, Paypal e afins, e em troca deixar-nos umas dezenas de jogos que quase certamente ficarão esquecidos nas prateleiras virtuais do nosso Steam. Uma máquina infernal movida a vapor com cara de nerd que vive em casa dos pais, mas que conhece todos os atalhos cibernéticos para melhor nos sacar os euros suados, como uma máquina Multibanco ao contrário.

A realidade é que todos os Saldos do Steam acabam por ser belíssimas oportunidades para comprarmos aqueles AAAs ou indies que tanto queríamos ter, mas que ansiosamente esperamos que tenham o mágico rectângulo verde com os dígitos de desconto em cima para finalmente os comprarmos. Acaba também por ser uma belíssima oportunidade para termos bons jogos ao preço de um lanche, o que demonstra que o mercado dos videojogos está bem, de saúde, e que se recomenda tamanha é a sua vitalidade. Sendo que para estes Saldos, a invenção da Valve foi criar uma espécie de jogo de aventura por equipas em que o sucesso é medido pelo desempenho de shopping sprees dos seus clientes. Infelizmente pela sorte do sorteio fiquei na equipa azul, aquela que todos os dias é brindada com o último lugar. Na melhor das hipóteses ainda ganho um achievement com isso.

A equipa do Rubber Chicken já comprou uma série de jogos nestes Saldos, aproveitando algumas oportunidades para comprar alguns jogos (quase) ao preço da chuva. E como sobreviver aos Saldos, perguntam muitos de vós? A nossa grande dica é definir 2 condições inalteráveis para estes Saldos: o primeiro é estabelecer um tecto financeiro máximo inultrapassável e o segundo, definir quais os jogos que queremos MESMO comprar.

E se quiserem juntar-se a nós no Steam, procurem-nos aqui. E durmam com um olho aberto e umas algemas na carteira e o vosso Cartão de Crédito fechado a sete chaves no cofre. Nunca se sabe se o sonambulismo não promove compras desenfreadas.