Um Chicken Nugget a Lords of the Black Sun

Acompanhámos durante algum tempo um 4X com algum potencial chamado Star Lords, do estúdio Arkavi, até que recentemente o jogo foi lançado no Steam sob o nome de Lords of the Black Sun. E o que é que este 4X prometia que o distinguiria de tantos outros no mercado, e que tentam conquistar a atenção do pequeno nicho de jogadores que vibram incontrolavelmente com o género? Uma IA mais próxima do comportamento humano, o que não só complexificaria o sistema de jogo como obrigar-nos-ia a melhor definir a via diplomática.

lords of the black sun 02

À primeira vista o que sentimos com este Lords of the Black Sun é que há muito pouco que o distinga de outros tantos concorrentes, que nem precisamos de ir para o mercado AAA para perceber que 2014 é um ano fortíssimo para o género. Atrever-me-ia a afirmar que 2014 é um atípico e que nunca tantos 4X e demais jogos de estratégia foram lançados no mesmo ano. Nós, os estrategas de teclado e rato ficamos a ganhar, mas as carteiras ficam a perder. Não só mergulhamos no próprio jogo um pouco em queda-livre como rapidamente percebemos que o jogo não possui aquela capacidade de muitos títulos de nos conquistar nos primeiros minutos de jogabilidade.

Lá vamos nós explorando o espaço com a nossa pequena nave, quando começamos a sentir que algo se define na tónica da jogabilidade: um certo aborrecimento. É que pelo meio de janelas de tutorial e avisos dos avanços tecnológicos dos nossos “opositores” a deslocação (por turnos, obviamente) é altamente aborrecida, e passaremos muitos minutos a ver a nave a deslocar-se, demorando o que no jogo são dias e meses de viagem e que na vida real nos soam a anos de viagem.

lords of the black sun 04

É verdade que esta “calmaria” que acontece no jogo se deve a algo que é um bom ponto da parte dos seus criadores (e que cumpre com o “prometido”): o cautelismo humano versus a impulsividade típica da IA. Neste caso, com a aproximação de ambas, as civilizações controladas pela IA tendem a evitar a via bélica, e tentando vencer o jogo por vias diplomático-económicas. E por essa afinação da IA o que sentimos é que é um jogo em que a diplomacia tem um verdadeiro ponto e uma verdadeira vertente de exploração, visto que a IA não se limita a refutar as nossas ofertas ou a declarar-nos guerra por “dá cá aquela palha”. Mas há sim um esforço negocial próximo (e digo próximo com toda a ligeireza que o termo me permite) da IA para connosco.

lords of the black sun 03

O combate, quando existe, é resolvido numa grelha hexagonal distinta do empire management do restante jogo e que traz uma boa abordagem à resolução de combates. Mas se em muitos pontos este Lords of the Black Sun não se distingue de de muitos outros, a total aleatorização do universo e das tech trees de cada civilização em disputa (das oito disponíveis) obrigam-nos sempre a definir novas formas de abordar o “tabuleiro” e de nos termos de adaptar a cada situação e a cada caso.

lords of the black sun 01

Não sendo uma estrondosa revelação, Lords of the Black Sun  acaba por trazer um outro sabor aos diversos jogos do género que foram lançados este ano. Não fosse a sua falta de substância a nível de enredo ou de contexto (tão essencial para todos os fãs de sci-fi) e o seu visual pouco distintivo, e a boa programação da IA e a complexidade de todo o jogo, e estaríamos perante um dos melhores 4X do ano.