Há momentos em que vemos algo e sentimos uma necessidade de parar o que estamos a fazer e começar a escrever. Como isto não acontece muitas vezes, tenho que aproveitar. Pelo menos, creio que é um síndrome que assola as galinhas de borracha. Foi, mais ou menos, isso que me aconteceu hoje, Segunda-Feira, dia 15-06-2015.

Primeiro uma pequena ambientação, enquanto fazia skimming pelo meu mural do Facebook reparo numa publicação da EA (Electronic Arts) a informar que em breve começaria a sua conferência de imprensa na E3, evento internacional que está a decorrer neste momento nos Estados Unidos e que seria possível assistir em directo através da twitch.com. Sendo que a EA é responsável pelo franchising Star Wars, porque sou fã da saga, porque à partida já se sabia que iriam ser revelados detalhes do próximo Battlefront (do qual cada vez tenho mais medo), porque já li Dance With Dragons há quatro anos e já vi o último episódio da Guerra dos Tronos (screw you spoilers), resolvi dar um pulo ao stream.

Anúncio e publicidade disto e daquilo, nova expansão gratuita para Star Wars: The Old Republic (MMORPG que ninguém joga), juntamente com a promessa de que será uma resposta aos desejos dos jogadores (hilariante); Need for Speed HD (não, o jogo não se chama assim) e tal… Vamos assistindo, com maior ou menos atenção, enquanto se espera pelo Battlefront… Eis senão quando aparece ISTO:

Gostos não se discutem, mas creio que aquela pequena apresentação de cinco minutos, num inglês com um cerrado acento sueco, foi um dos pontos altos da conferência da EA. A Cooldwood Interactive, um estúdio sueco com apenas catorze pessoas e meia dúzia de gostos na sua página do facebook (vá, 172, fui agora mesmo verificar), conseguiu apresentar uma pequena pérola de nome Unravel.

Há muitas coisas que contribuem para o sucesso de um jogo. Este estúdio indie acertou numas quantas delas. Na apresentação deste jogo, temos uma personagem cativante (e muito vendável), Yarny (o Twitter está cheio de pessoas que já se apaixonaram por ele, havendo já, inclusive, fanart); uma mecânica de jogo consistente com a narrativa e com a essência da personagem, cenários muito bem conseguidos e que ficam gravados na memória, tudo isto enredado (eh eh) por uma banda sonora agradável cheia de ritmo e harmonia. Se o gameplay estiver ao nível do vídeo de apresentação, temos um caldinho para um óptimo jogo.

Da minha parte, sei que o vou querer seguir de perto.