Quando era pequeno aos fins-de-semana por alguma razão eu acordava às 6 da manhã, punha cereais da marca do coelho de chocolate numa taça e ia ver os desenhos animados da manhã. Isto tudo enquanto o resto da casa se mantinha a dormir.

 
Hoje aos fins-de-semana acordo ao meio-dia para ir a minha tablet e ver as minhas redes sociais. De facto nada é como era nem voltará a ser, e ainda bem, evolução é algo bom. Mas às vezes eu gostava de voltar a sentir algo parecido ao que sentia quando era pequeno. O que aconteceu quando experimentei Captain Forever Remix.

Captain Forever Remix cover

São 6 da manhã e tenho as Estrelitas prontas

Este jogo está de momento em Steam Early Access e é um pequeno título desenvolvido por Pixelsaurus Games baseado nos jogos Captain Forever e Captain Sucessor desenvolvidos por Farbs.

 
Neste jogo vocês incarnam Captain Forever uma rapariga que está a brincar com o seu irmão, que por sua vez encarna King Kevin. O nosso objectivo é criar a nossa nave e chegar ao nosso irmão para o impedirmos que destrua a nossa galáxia, apesar de já ter destruído o nosso sistema solar. Mas até chegarem a King Kevin têm de passar pelos oito planetas do nosso sistema solar e Plutão (#believeInPluto) derrotando naves cada vez mais poderosas e tornando a vossa nave cada vez mais poderosa também.

 
Para já o jogo conta apenas com dois modos de jogo. Este que acabei de vos descrever, e de onde podem escolher vários kits de montagem para começarem a vossa aventura no nosso sistema solar, e um modo sandbox.

 
No modo tradicional, onde vocês tentam derrotar King Kevin, vocês constroem a vossa nave através de um dos kits anteriormente descritos. Estes kits variam desde melee kits até lasers e mísseis, basicamente adaptando-se ao vosso estilo de jogo favorito (o meu é o sniper porque me consigo manter longe e matar rapidamente sem me matar pelo caminho). A vossa nave tem níveis, começando evidentemente pelo 1, sendo que cada vez que vocês destroem uma nave de nível superior ao vosso, vocês avançam um nível. Mas essa não é a única razão pela qual vocês vão andar a matar naves a torto e a direito, matando naves vocês podem pegar nas peças que não forem destruídas e juntar à vossa nave. O que por sua vez trás uma dimensão de estratégia e cuidado ao jogo porque se aniquilarem tudo por onde passam podem acabar com o que essencialmente uma nave de nível 1 no nível 5. As naves que vão encontrar pelo caminho são todas aleatórias porque Captain Forever Remix é nada mais nada menos que um roguelike.

 

Captain Forever Remix explosão

Nada como uma explosão à la Mythbusters.

Para entrar no outro modo de jogo, sandbox, há duas alternativas, ou terminando o primeiro modo ou pelo menu principal. Seja como for, vocês têm acesso às naves que vocês fizeram no modo “normal”, escolher qualquer uma das variações das naves que vocês fizeram e navegar com ela matando naves e fazendo level up até morrerem. E é aqui que vocês terão as maiores e mais estranhas naves.

 
E foi assim que eu redescobri por algumas horas o sentimento de inocência e espanto semelhante ao que tinha quando ia ver os desenhos animados estupidamente cedo aos fins-de-semana. Mas como “toda a bela tem o seu senão” o estilo, gameplay fluido e construção modelar não chega para me agarrar durante horas a fim intermináveis. O jogo torna-se muito repetitivo passado umas horas de jogo porque, como na maioria dos roguelikes, o modo de jogo não se altera e sempre que morrem começam do zero. Para além disso torna-se difícil de manter o nível de energia que o jogo pede. Não se esqueçam que este foi o jogo que me fez recordar a minha infância e se já estiveram à volta de crianças, enquanto não são crianças, elas têm demasiada energia. E é bom para um jogo que tenha muita energia, mas torna o jogo difícil de jogar durante muito tempo de seguida.

 
E algo importante a ter em consideração é o facto de o jogo estar Steam Early Access e como qualquer título em Early Access e nunca terminado por isso tenham isso em consideração se forem comprar o jogo.

Captain Forever Remix luta

Nem no Star Wars havia tanta luta espacial.

O melhor: O estilo; Gameplay fluido; Construção de naves através de módulos; User interface muito bem executada; Barato.

 
O pior: Repetitivo; Ainda está em Early Access; Pede demasiada energia ao jogador.

 
Captain Forever Remix é um jogo muito bom. Tem um estilo visual único que juntamente com o gameplay fluído e o sistema de construção de naves através de módulos de corpo, armas e propulsores faz de Captain Forever Remix um dos jogos mais interessantes que está de momento disponível em Steam Early Access. Mas como qualquer jogo em Early Access é necessário ter cuidado porque pode não ser terminado. E se forem a comprar o jogo tenham em consideração que passadas algumas horas vocês poderão sentir-se exaustos devido à quantidade de energia que o jogo vos exige e que eventualmente se irá tornar repetitivo. Mas talvez pelo preço valha a pena.


Captain Forever Remix é um exclusivo de PC.