Olá a todos, estamos de volta para mais um Chicken Fashion e este número é dedicado às meninas. Sim, também há jogadoras, e há jogadoras que até podem gostar do guarda-roupa de algumas personagens de videojogos e gostariam de saber como se compõe. Alguns de vocês, até podem pensar que é inútil, talvez seja da vossa mentalidade e idade neste momento, mas garanto que vai haver um ponto na vossa vida, seja por razões pessoais ou profissionais, em que vão ligar a estas coisas de como vestir. Até pode ser só uma vez, mas vão.

Portanto, vamos a isto, moçoilas? (e moços também não vos faz mal nenhum ler.)

Quero começar por dizer que foi o *******! Eu não quero transformar o número 2 do Chicken Fashion num manifesto feminista ou pró-igualdade, mas as produtoras deviam mesmo começar a abrir a pestana e ver que há muitas jogadoras, e que não há muitas mulheres nos videojogos, e as que há, em termos de vestimentas… olhem, vai ficar para outro artigo depois de todos os artigos da Gamescom, e porque ainda tenho que perceber o sistema de quanto mais forte a armadura, mais pele mostra, se calhar vai ser preciso mais que um artigo para isso…

Para o primeiro como vestir como feminino, decidi escolher (e mais uma vez digo que não foi fácil) uma personagem que achei perfeita, porque o seu visual muda durante o jogo e permite não só adaptar aos dias de hoje, e às noites, mas também a uns tipos de corpo feminino. Sabem quais? Todos! Vamos ver como se veste a Elizabeth de BioShock Infinite.

Eliza 2

Eu sei que a Elizabeth não é uma personagem principal, como eu disse as hipóteses não são muitas, mas eu gosto do visual dela. É versátil e bem composto. Tal e qual como no número 1 desta rubrica, vamos por partes, mas antes, um aparte. A base da desconstrução é a desta imagem acima, as variáveis serão com as imagens seguintes, ok?

Blusa de marinheiro, com botões e branca de cor base. O que é uma blusa de marinheiro? São essas que ela usa, leves e corte largo, regra geral têm os colarinhos e punhos de uma cor ou com um detalhe em cor diferente para se destacarem da blusa. Também têm um tecido para fazer o laço na mesma cor que o colarinho.

A saia, longa e em linha A, ou evasé (as cenas que eu sei sobre roupa de mulheres às vezes assustam-me), tecido fluido e de cor sólida, sem padrões, a chave deste visual é a camisa, e a simplicidade geral.

Quanto ao calçado, como o ambiente meteorológico preferível para este visual é o Outono, quando está mais frio, uma boa opção serão as botas de cano alto, pretas de preferência e com algum salto. Tacão, não agulha.

Se estiver muito frio, usem um casaco que combine com a saia, mais uma vez em cor sólida e simples. Corte pela cintura e bem ajustado.

Antes de passar às variações quero falar das cores. Infelizmente no mundo real não temos uma caneta mágica que detecta uma cor e a coloca onde queremos para fazer conjunto, era bom mas não temos, o que temos é que nos sujeitar ao que aparece, mas é possível tentar coordenar o máximo possível. O detalhe da camisa deve ser da mesma cor (mesmo que em tom diferente) da saia e do casaco. Quanto a cores, não se balizem com o azul do exemplo da Elizabeth, castanhos, purpura, preto ou até verde-escuro ficam bem. Limitem-se a tons terra que é seguro, e a camisa sempre branca. (Se forem para os castanhos não usem botas pretas, fica feio.)

Eliz 1

A Elizabeth aparece com mais visuais, este em particular já é o que chamaria um visual de noite. O primeiro é óptimo para o dia, este já é para uma saída nocturna com o pessoal ou com alguém mais especial. Quais é que são as diferenças? Não muitas mas cruciais. A saia contínua longa, mas evitem o evasé e passem para linha direita. Troquem a camisa para um corpete, e o casaco para um bolero. Mais uma vez, isto é uma inspiração, não é um livro de regras.

Qual é a versatilidade do conjunto da Elizabeth? Imensa! Vamos pensar, as meninas têm que ir trabalhar e depois do trabalho têm um jantar e uma saída à noite, directas, sem tempo de passar pela casa da partida e receber €200. É €200? Não sei, acho que nunca joguei monopólio em Euros…

Continuando… Saia, blusa, botas, casaco do primeiro conjunto está bem para o trabalho, mas não é o suficiente para a noite. Porque não meter o corpete por baixo da blusa e antes do jantar tiram a blusa? Ou porque não levam o corpete num saco ou mala e antes de jantar metem por cima da blusa para dar um ar mais cintado, rebelde e relevo ao busto? Usem um casaco que funcione para os dois, ou levem o bolero na mala, deixam o casaco no trabalho e levam para casa noutro dia?

Ou porque não usar o meu visual preferido da Elizabeth? O do Burial at Sea.

Eliza 3

Este visual de femme fatale, é exactamente o mesmo que os anteriores mas ao mesmo tempo diferente. Enquanto o principal é casual e largo, este é revelador sem mostrar nada, porque todas as peças seriam ajustadas à forma do corpo feminino. Em vez da blusa larga, uma camisa justa e cintada, em vez da saia até aos tornozelos, uma por baixo do joelho, travada ou direita. Em vez das botas, um par de stilettos clássicos. Mas é o mesmo look, que mais uma vez mostra a versatilidade do visual dela.

E algumas das senhoras que estão a ler podem estar a pensar que é fácil falar, tão fácil como vestir aquilo tendo aquela forma de corpo e medidas, mas não. A razão de eu gostar do visual dela é precisamente porque pode ser adaptado. Nem toda a gente tem o corpo “idealizado” que é retratado nos jogos, cinema, BD, etc. E isto não é um manifesto feminista, é igual para os homens, para ter aquelas figuras são muitas, muitas, muitas horas de treino e alimentação muito cuidada. Só que esse não é o tema do artigo de hoje como já tinha dito. A chave deste visual é a versatilidade, gostam de mostrar as pernas? Usem uma saia curta. Não gostam de usar saias? Usem saia-calça, ou calças de fato. Querem mostrar o peito? Usem camisas ou blusas decotadas. Não gostam de gargantilhas com camafeu? Usem um colar, um fio, qualquer coisa. Este visual é uma óptima base para um guarda-roupa elegante para qualquer mulher que tenha que se movimentar num ambiente profissional semiformal.

Espero que tenham gostado, como no primeiro número usei um modelo masculino para os senhores, e esta semana um modelo feminino para as senhoras, no próximo como vestir como (que pode ou não ser o próximo número) vou usar um modelo que dá igualmente para os dois, com a alteração de apenas uma peça.

Curiosos?

Óptimo.

Até daqui a duas semanas! (a rúbrica vai ser quinzenal para não ser feito à pressa, vocês merecem coisas bem feitas)

O próximo vai ser um número extra e excepcionalmente na próxima segunda-feira relativo à Gamescom.