-“AC Syndicate…? Isto tem alguma coisa a ver com a série Syndicate?” – Perguntei eu ao Ricardo quando estávamos em reunião a organizar a cobertura de títulos pelo fantástico esquadrão de 6 membros do Rubber.

-“Não… é o Assassin’s Creed Syndicate, vais testar, ok?” – Responde-me ele.

-“Yah, ok, é na boa…” – Respondi e deixei o assunto ali.

[Mas curiosamente as palavras na minha mente que não saíram eram mais: “****-** mais o ******* para esta *****! Vou ter que levar com as ***** das AAA todas? Devo ser o tipo novo na prisão e tenho que *****  ***** até aparecer outro? Se fossem todos para a **** da vossa *** é que faziam bem!” E por aí em diante.]

ACS3

Onde está o Daniel Day-Lewis?

Eu aceitei, que teria que fazer a cobertura de ACS. Eu nunca gostei dos jogos, tentei os três primeiros, e nem os que se passavam na Itália renascentista conseguiram atrair-me. Não sei explicar, mas nunca lhes achei piada nenhuma. E acreditem, que especialmente em relação aos protagonizados por Ezio em Florença, Veneza e particularmente na minha Roma, que eu conheço todos os cantos, que eu tenho tantas saudades… nem esses conseguiram pelo factor de passear virtualmente na minha outra cidade. Mas, como membro de uma equipa fazemos uns pelos outros, e não nos damos ao luxo de escolher jogos por estilo ou preferência, jogamos o que nos calha na rifa. Por isso eu fui à Ubisoft jogar Assassin’s Creed Syndicate.

E fui a pensar, “Mais do mesmo, parkour e cenas, passar despercebido e matar pessoal em modo furtivo, ou não num cenário diferente”, porque basicamente é isso que as AAA (a Ubisoft é uma AAA? Boa pergunta…) nos têm habituado ultimamente, é isso que vemos nos: Shooter Genérico Operações Especiais IV (com mais armas ou roupas), Jogo de desporto 2016 (com equipas quase actualizadas), Aventura igual à anterior 6 (com um cenário diferente e talvez outro protagonista se tiverem sorte). Já estão a ver mais ou menos o meu espirito para testar o jogo, eu andava ali, na Gamescom 2015, com tanto indie a mostrar jogos fixes e tinha que passar a minha manhã na Ubisoft… (artigos sobre os outros jogos, tanto indies como da Ubisoft mais para a frente).

Choo Choo! Surprise!

Sendo parcialmente ignorante no jogo, um moço, chamado Gabriel, que lá estava para ajudar explicou-me o que se passava no geral. Nesta iteração de Assassin’s Creed, podemos controlar tanto Jacob Frye como a sua irmã gémea Evie. E enquanto Jacob é líder de um gang que quer tomar conta de Londres, Evie é mais… solitária. Portanto eu iria controlar a Evie, numa missão para matar um templário.

Há algo que não me agrada particularmente na Evie, que é o facto de ela ter um modo stealth, ou seja ela entrando em modo stealth e parando fica invisível. Mesmo invisível desde que não se mexa! Eu não sei porquê, não perguntei ao Gabriel, mas fiquei na dúvida se ela tinha roubado o manto da invisibilidade à família do Harry Potter, ou era a Cartapus

BonAllons-y

ACS1

Please wait while system confirms… … … … … … Yup! He Dead!

Portanto andei por lá, pelas ruas de uma Londres sombria, sem usar o manto de escondidinho, fui até à torre, enquanto conversava com o Gabriel e descobri que ele é de Singapura, assim que lhe disse que dos meus locais favoritos na cidade dele é o Attica (ou como eu me referi ao nome que os locais lhe dão) quebraram-se os desconfortos de falar com um estranho e foi possível jogar à vontade, ele deu-me umas dicas para eu conseguir acabar a missão no tempo que tinha a máquina disponível e não é que eu estava a gostar tanto que queria continuar a jogar?

Eu não sou um especialista em Assassin’s Creed, e por uma missão que demorou cerca de 20 minutos a completar (com dicas) não posso dizer se é um bom jogo ou não. Posso dizer o seguinte, gosto do ambiente (e eu detesto Londres na vida real), gostei da jogabilidade da Evie, tirando o modo stealth, e fascina-me a parte de ser líder de um gang em plena revolução industrial. Eu vou jogar Assassin’s Creed Syndicate, vou jogar até ao fim para fazer uma review, já que fiz a antevisão do mesmo, mas mesmo que não fosse pela review, este foi o único que me deu vontade de jogar, por mim, eu não estou a dizer que é um bom jogo, ou uma compra obrigatória, outros que vi são, mas este, gostei, e vale pelo que vale.

Ah… e obviamente este vai merecer um número do Chicken Fashion, porque quem desenhou o guarda-roupa do jogo está de parabéns!

ACS4

Eu usava isto, no dia a dia, de inverno. Mas usava… Quer dizer, uso. Tenho a certeza que tenho isso tudo no meu armário.