Decidi hoje dedicar este Chicken Fashion, a algo que nunca passa de moda, porque já vem dos primórdios dos tempos e quase nunca sai da nossa pele. Tatuagens (de videojogos). Sim, porque isto não é só roupa, há várias maneiras de assumir a nossa paixão por jogos e às vezes é usar isso na pele.

Metrois

É interessante pensar que as minhas duas primeiras tatuagens foram de jogos, ou melhor de um jogo em particular, e nunca me arrependi de as fazer. Existem várias maneiras de fazer uma tatuagem de videojogos e no final do artigo vou deixar uma lista de “regras” para quando quiserem fazer as vossas. Se quiserem fazer as vossas…

ACIV Edward Kenway

Mas porquê fazer uma tatuagem de um jogo?

Porque não?

Link

É assim tão complicado para as pessoas perceberem que há paixões além do futebol? Se eu for fazer uma tatuagem porque não algo relacionado com o que me acompanhou horas, dias, ou anos? Algo que me deu momentos tristes e felizes, recompensadores e frustrantes? Que me lembra algo que não tem nada a ver com o jogo em si, mas com uma situação, ou outra coisa enquanto o jogava? Faz-me confusão pensar que em 2015 ainda se pensa que gostar de bola é aceitável mesmo que seja ao nível de fanatismo, mas de um jogo não… Mas vamos é falar de tatuagens, e de jogos ok?

Okami

Há dois modelos de tatuagens de videojogos: Tatuagens de videojogos e tatuagens de videojogos. Ficaram na mesma? Ok, há personagens de videojogos que têm tatuagens, como Faith Connors, Agent 47, Vega, Kratos, Jin Kazama entre outros. Existe algum problema em fazer uma tatuagem igual à deles? Não acho, eu pessoalmente não fazia, porque as tatuagens são algo pessoal algo que nos define e marca, portanto é algo que devia trazer um toque de individualidade, mesmo que os originais sejam fantásticos nunca deviam ser exactamente iguais, a não ser que esse seja o sentido de a fazer.

Jin Kazama

Depois há as outras que são inspiradas num momento, num personagem ou série de jogos e é transposta para a pele de alguma maneira, com um toque pessoal de quem a faz, mais realista ou menos, tem algo pessoal, são as minhas favoritas.

Charizard

A questão que se coloca nesta fase é: Somos fãs o suficiente para colocar algo na nossa pele?

Eu sou, já o fiz mais que uma vez, não só jogos mas outras coisas da chamada cultura geek como podem ver por esta:

Tardis

 

Existem factores na moda que são passageiros, existem outros que são permanentes, na nossa pele à superfície é tudo transitório, mas por baixo dela as coisas ficam como cicatrizes, serão os jogos algo de um momento ou será algo que vai acompanhar a nossa vida para sempre. Uma tatuagem não é um fato de cosplay que naquele é giro e no ano seguinte já passamos para outra paixão e não importa o tempo e dinheiro que gastamos nele, não é como gostar de um jogo e depois não gostar do resto da série, é algo permanente.

Vega

Regras de tatuagens de gaming (e das outras também):

  • Não façam tatuagens se têm menos de 25 anos (Eu sei que pareço paternalista mas até aos 25 nós nem sabemos quem somos, quanto mais o que vamos querer ser no futuro não façam nada que se vão arrepender mais tarde)
  • Não façam tatuagens sem pensar e em locais no corpo que se vão arrepender (eu só faço as minhas pelo menos 1 ano depois de pensar nelas, escolho o tema, a imagem e imagino onde a vou colocar e um ano depois é que a faço, se ainda achar boa ideia, lembrem-se que apesar de haver menos ainda há muito preconceito com tatuagens, gaming ou não)
  • Sejam originais (como disse acima fazer a tribal do Jin Kazama pode ser muito giro, mas é a tribal do Jin, não é a vossa, alterem-na tornem a imagem pessoal)
  • Pensem num tema e numa razão (Ah… eu tenho o MasterChief tatuado nas costas porque gosto de shooters ou sou um hardcore gamer não diz muito sobre vocês, às vezes nem têm que dizer a razão desde que tenha uma, eu nunca digo o porquê das minhas, mas têm um significado)
  • Barato sai caro (nunca vão a salões baratos, investiguem e se virem alguém com uma tatuagem brutal na rua perguntem onde foi feita, garanto que o dinheiro a mais que gastam vai compensar, e se não podem pagar esse valor, não façam)
  • Não sejam teimosos e sejam realistas (Eu quero um Mario, montado num Ripley, atrás da Lara Croft com a espada do Cloud num espaço de 10 centimetros no meu pulso… um bom artista vai-vos explicar que isso não é possível, oiçam e não teimem numa ideia)
  • Por último e acima de tudo, não façam porque acham fixe, façam porque vos representa e algo que vocês amam, porque faz parte de vocês, porque elas, nunca vão deixar de o ser

F1000025_20150715155406329

Quem tem tatuagens de jogos ponha aí nos comentários para a malta opinar.