Para um puto de dez anos há muitas coisas que soam plausíveis. Uma NES com chassis de SNES, a Zita Seabra saltar da CDU para o PPD-PSD, e vá, até o Sonic ter um lançamento para a sua rival de 8 bits, são tudo coisas que poderiam acontecer realmente. E foi com o máximo de naturalidade que em 1994 estive a jogar a um cartucho em casa das minhas primas, e que, como é de esperar, contava com o Mario a surgir numa versão 8 bits do Sonic the Hedgehog.

Este cartucho, de seu nome Somari (que criativo!),  foi mais uma produção da maravilhosa equipa Hummer Team, tem algum valor (para mim) comparando com outros hacks mais simples. É que estruturalmente este cartucho contem uma versão quase integral de todos os níveis de Sonic the Hedgehog da Meega Drive mas em 8 bits. O que não só lançou uma tremenda especulação em torno da criação desta versão e se a equipa da Hummer Team teria tido acesso ao source code do jogo original, dada a complexidade da cópia que aqui temos. Somando também ao facto de que o o spinning dash que apenas saiu no Sonic 2 já estava presente neste Somari. Ainda que esta seja a possibilidade mais plausível, a realidade é que há um tremendo mérito no hack obtido, que vai muito mais além da simples troca de sprites.

Uma extrapolação simples de fazer é pensarmos que na realidade o que dá a velocidade e os poderes ao Sonic são os seus sapatos. E porquê? É que como podemos ver nesta screenshot o Mario trocou os seus habituais botins castanhos pelos mui-fashionable sapatos vermelhos e brancos do ouriço-caixeiro mais famoso do mundo.

Somari

Extrapolação número 2, que este cartucho nos permite: o Mario, o Sonic e o Feiticeiro de Oz são todos complanares e decorrem no mesmo universo, e os sapatos vermelhos são na realidade os mesmos originários da Wicked Witch of the East, mas com menos poderes. E aqui, em alguns segundos, está uma belíssima ideia para um novo hack

Brincadeiras à parte, Somari é possivelmente um dos melhores hacks a ser lançado fisicamente nos tempos áureos dos cartuchos piratas, da já muito clonada NES. Ainda é possível encontrarem-se alguns cartuchos pelo ebay, e experimentar na primeira pessoa o magnífico trabalho de hacking que foi impresso neste jogo.

Lá por ser ilegal, não significa que a sua beleza não possa ser admirada. Ainda hoje acho que todo o famoso caso de D. B. Cooper é quase cinematográfico.