Qual a necessidade de criar um comando que não siga os padrões usados pela concorrência?

A Valve tenta responder a esta pergunta que ninguém realmente perguntou com o seu novo comando intitulado de Steam Controller, justificando-se como sendo a portadora da fórmula mágica que irá pôr todos os jogos de computador (mesmo aqueles que se focam no uso de teclado e rato) a funcionar num só comando.

Encomendei neste Natal esta nobre tentativa da empresa de Gabe Newell para perceber se substituiria ou não o comando (o meu fiel Dual Shock 4) que normalmente uso em certos tipos de jogos de computador, e questionei-me se realmente conseguiria jogar títulos de géneros menos convencionais para o uso de um comando tradicional, como por exemplo os RTS. Este artigo vai seguir esta minha grande aventura de reaprender a jogar com um comando diferente de tudo o que utilizei até então.

Curiosidade: tive de ir levantar o comando a um café

Curiosidade: tive de ir levantar o comando a um café

Para tal vou dividir este artigo em jogos, cada um representando um tipo de jogo diferente para diversificar o meu artigo que é tão importante hoje em dia.

Portanto vamos começar pelo Rust:

“Ai e tal Pedro, porque é que escolheste o Rust?” – pergunta alguém. Epá, se pensam que vão jogar jogos competitivos como Counter Strike Global Offensive com este comando, esqueçam. Nada irá substituir tão cedo o velho e tradicional rato e teclado para esse tipo de jogos. Fiz a escolha do Rust porque é um jogo com características de First Person Shooter, sendo essas mesmas características bastante importantes para a sobrevivência do jogador, mas não existindo uma competição a um nível tão alto.

E sinceramente tive uma boa experiência, claramente não superior à de um teclado e rato mas preferível quando comparado a um comando tradicional. Com o touch pad do lado direito consigo apontar mais facilmente do que com um analógico, podendo fazer movimentos mais bruscos de forma que aponte mais rapidamente para a direcção que pretendo, sendo assim uma experiência melhor ao disparar nos jogadores nus que tentam destruir com pedras a porta do meu barraco.

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Para testar o Steam Controller nos RTS e TBS temos Banished e Civilization 5:

É nestes jogos que o comando realmente brilha face aos comandos mais tradicionais. Como referi, nos First Person Shooters não sinto que a experiência do Steam Controller seja tão boa como com rato e teclado. No entanto em Banished e Civ 5 desfrutei realmente da experiência que tive, e isto vem de uma pessoa que já gastou umas belas horas em ambos os títulos. Com o touch pad (a simular uma bola de rato) do lado direito controla-se o cursor de uma forma precisa, com os gatilhos usam-se os botões de rato e com o touch pad da esquerda a câmara, tornando toda a experiência bastante desfrutável utilizando um comando em jogos (e géneros) que antes não ousaria usá-los. Consigo ver-me a gastar mais horas sentado no sofá com estes dois títulos para além daquelas que já passei sentado numa cadeira.

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Decidi testar o meu amado Guilty Gear Xrd, para avaliar este comando nos fighting games:

E como nada é perfeito, a minha pior impressão do comando foi mesmo no Guilty Gear, onde realmente não consegui adaptar-me de todo aos controlos. Um jogo tão exigente no input de direcções no Dpad para conseguirmos acompanhar o adversário, torna-se numa missão muito difícil com o Steam Controller . O grande problema para mim, é que ao começar a fazer certos movimentos perco-me no touch pad da esquerda (que simula o dpad) e por mais que tentasse tive de voltar a ligar o Dual Shock 4 para este jogo.

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Como jogo de desporto/corrida Rocket League:

Tão bom como um comando tradicional, as configurações realmente não aproveitam nenhum dos touch pads (o esquerdo é usado como D-pad para enviar mensagens predefinidas e o direito para controlar a câmara) portanto a experiência é bastante similar à de um comando tradicional. O tipo de configuração é praticamente igual a de um Dual Shock 4 com a excepção de se usar os gatilhos traseiros do Steam Controller para usar o drift e mudar a câmara que é cómodo, mas na minha opinião não é nada de extraordinário.

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Kami, um puzzle game:

Kami é um jogo extremamente simples em que os únicos controlos existentes são o uso de um rato para apontar e clicar, portanto o Steam Controller safou-se muito bem só com o touch pad direito e o gatilho direito a funcionarem como substituto para ele. No entanto refiro este jogo porque fez-me pensar o quão bem o Steam Controller funciona com jogos Point And Click e Visual Novels. Agora sem necessidade do developer adaptar-se para este comando são ambos tipos de jogo jogáveis com layouts de configurações predefinidas do comando (mais especificamente o teclado e rato) trazendo muitos jogos dentro de géneros habitualmente ligados ao rato para o conforto do sofá.

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Mega Man Legacy, como os clássicos Side Scrollers:

Sinceramente adaptei-me muito bem a jogar um Side Scroller com o Steam Controller, a única dificuldade é o touch pad como Dpad. Este é claramente maior que o usual mas consegui jogá-lo de uma forma satisfatória e consigo perceber que com o tempo conseguiria jogar tão bem desta forma como com um Dpad tradicional (que ainda irá acontecer). Neste caso o touch pad esquerdo servia como um simulador de Dpad, mas exigindo o clique no próprio touch pad para enviar a direcção pretendida.

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Com a grande abrangência de géneros e títulos, espero que estas minhas primeiras impressões tenham conseguido esclarecer no que realmente este comando funciona e onde deixa a desejar. Gostava também de referir que este comando exige o uso do Steam Big Picture para o configurar e que a Valve recomenda mudar para a versão Beta do Steam para realmente aproveitar tudo o que este tem para oferecer. Para alguns estes serão alguns dos inconvenientes que a Valve deverá resolver nos updates quase semanais ao comando mas que já deviam estar resolvidos antes de lançar o produto às massas.

Steam controller é bem mais grosso que o Dualshock 4

Steam controller é bem maior que o Dual Shock 4

E chega o momento de responder à minha própria pergunta, que caso não se lembrem era “se este comando realmente substituirá o meu Dual Shock 4?”… e a resposta é sim, mas não vou deixar de utilizar o meu anterior comando. O comando da Sony permite-me jogar jogos específicos como Guilty Gear Xrd com um D-pad tradicional no computador, algo que é bastante mais difícil com o touch pad visto que não se tem consciência da posição exacta de onde o dedo está posicionado no mesmo.

Porém é importante esclarecer se este comando realmente vale o dinheiro que a Valve está a pedir por ele. Neste momento em Portugal não está à venda em nenhuma das nossas lojas, e comprar pelo Steam implica pagar portes cerca de 15€, fazendo-o custar praticamente 70€. O que resulta num aumento dos consideravelmente atraentes 55€ que custaria se fosse vendido directamente em Portugal, que é outro problema que a Valve terá de resolver e/ou que já deveria estar resolvido.

Portanto tendo em conta esse preço, só consigo recomendar este comando a quem realmente queira jogar jogos de computador no sofá que normalmente com um comando tradicional não conseguiria, ou que resultaria numa experiência frustrante (como RTS,  TBS, Point and Clicks, Puzzle games entre outros tipos que se joga normalmente melhor com teclado e rato). Não posso recomendar a aquisição para quem tem realmente já um comando tradicional que use no computador, e não tem interesse em jogar num sofá os géneros supra-referidos. E muito sinceramente, só se tiverem uma curiosidade muito aguda para experimentar como é jogar os outros jogos com touch pads que admito o interesse nesta nova característica do Steam Controller. Mas demora muito tempo até lhe criarmos algum hábito.

Para quem não tem um comando de todo para PC e queira um que funcione com todos jogos do catálogo Steam tem aqui um bom investimento. É claro que será como “regressar à estaca zero” e terão de alguma forma de reaprender como se utiliza um comando, porque a experiência com touch pad é bastante diferente do usual.