Perdidos e Machados #3

Caros Perdidos e Machados: A minha Family Game (uma Famiclone) foi a minha grande companhia na minha primeira década de vida. Com o pendor “não-oficial” da consola, acabei por comprar e jogar a título de empréstimo muitos jogos cujo título ou não era o verdadeiro ou era omisso, ou eram apenas caracteres japoneses (coisa que até hoje não sei ler). Um desses casos é um jogo cujo cartucho me cruzei em arrumações há meses. O jogo consistia num side scrolling em que pilotávamos um mech semelhante ao ED-209 do Robocop em ambiente urbano. Nunca o acabei e acho que o jogo não é grande espingarda, mas queria saber qual era o seu nome. Não sei se está dentro da rubrica, mas gostava também de saber se conseguem encontrar o contacto da minha professora de Educação Visual do 3º Ciclo? Um abraço

RC – Em Lisboa ou arredores

Sabes que abriste aqui o meu maior medo nesta rubrica. Não é bem um medo é mais um receio porque especialmente na NES  e nas suas respectivas irmãs ilegítimas, o mundo das cópias e clones é gigantesco.

Quando comecei a pesquisar este teu pedido o primeiro jogo que encontrei que respeitava a tua descrição foi o MetalStorm, criado pela Tamtex e distribuído pela Irem entre 1991 e 92. A razão pela qual este jogo não é o pedido é porque não se passa em ambiente urbano. O jogo passa-se em Plutão no ano 2501. O objectivo é simples. Pegar no M-308 e atacar a base até destruir tudo, ou qualquer coisa assim. Particularidade porreira do jogo é que o M-308 pode virar a gravidade e andar no tecto. O que eu acredito é que este é um clone do jogo que procuras. Mas um clone oficial e com um twist engraçado.

MetalStorm

O jogo em questão deve ser o Metal Mech: Man & Machine, de 1990 (Metal Flame Psybuster no Japão). Desenvolvido pela Sculptured Software e distribuído pela Jaleco. A explicação do ED-209 é perfeita porque vamos ser sinceros aqui, eles nem se esforçaram em tentar disfarçar o aspecto. Aqui o enredo é de uma maquina comandada por um homem, e faz coisas…

MetalMech metal-mech

Se o jogo é bom ou não, não faço ideia, nunca lhe toquei, não me parece ser. Mas joguei o que eu suspeito ser a sua origem. As células de onde este foi clonado e MetalStorm por sua vez, foi o próprio Robocop da Data East de 1988. O que tem a sua carga de ironia tendo em conta que no filme é o ED-209 que precede o titular personagem. O Robocop sim, era um bom jogo na sua altura. Agora… meh.

robocop

Quanto à tua professora, não sei, talvez com o nome e sabendo a tua escola e idade. E também convém saber a razão pela qual a procuras, é que sou mais especializado em fazer pessoas desaparecer do que aparecer, digamos que conheço pessoas que conhecem pessoas com talentos especifico.

Para pedidos enviem um email para joao@rubberchickengames.com com o assunto “Perdidos e Machados” e o máximo de informação que consigam sobre o jogo em questão.

Nem todos os pedidos serão respondidos, mas o Perdidos e Machados tem intenção de ser um espaço aberto aos exploradores e conhecedores de videojogos, portanto os leitores podem acrescentar hipoteses nos comentários.