Hyperdimension Neptunia sempre foi uma série que muito deu que falar: tanto por aquilo que representa, tanto devido à forma como o representa, tanto quanto à quantidade de títulos que lançou nos últimos anos cinco anos. Em poucas palavras, a série Re;Birth é um update aos jogos originais, neste caso, um update ao Hyperdimension Neptunia Victory, onde o 3 de Re;Birth3 está lá pois Victory é o 3º jogo da série original.

Para principiantes (e pessoas exteriores à série), eis o que Hyperdimension Neptunia Re;Birth3 V Generation poderá parecer:

moemon

Screenshot de Moemon

Eis o que Hyperdimension Neptunia Re;Birth3 V Generation realmente é: Hyperdimension Neptunia Re;Birth3 V Generation é um Turn Based Action RPG. É uma discretização de um género sem regras que o faz em benefício de controlo e planeamento. E, apesar de no papel parecer heterogéneo e na prática se fazer sentir heterogéneo, uma exposição prolongada a este tipo de combate induz uma sensação exactamente oposta. Dispomos de informação pública de ordenação de turnos relativamente a todas as personagens envolvidas no combate, um círculo de deslocação máxima e três ataques padrão (de tipos diferentes) e uma panóplia de ataques especiais munidos de cutscenes que representam toda a brutalidade e elegância das personagens e do quão fixes são, apesar de me fazerem questionar se ainda estou na década das vinte centenas. Óptimo para quem procura este género de atitude vangloriosa, não para quem procura algo novo e refrescante. Sintam-se avisados.

Quanto ao combate há que referir que é simples e não é grande desafio para quem estiver disposto a investir um pouco além das horas supostas para farmar EXP. Dado isto, ou o jogador se interessa pelo valor estético (para mim) questionável do mesmo ou então fica pela história que, apesar de se aproveitar de um gimmick para parecer interessante, promete mas desaponta os que construíram expectativa ou agrada de forma epicurista os que já sabem o que esperar.

Hyperdimension-Neptunia-ReBirth2-Battle

É agradável, é, mas toda a minha sessão de jogo termina com um suspirar profundo. Bem, e escrever este artigo também tem sido para mim um suspirar profundo. Na realidade, o que eu realmente preciso é de um RPG que me afaste dos mesmos paradigmas de há 30 anos atrás e simplesmente não há. Ultimamente, a cada RPG que jogo existe este constante paralelismo com uma outro conjunto de jogos que se enquadram no género e não tem de haver. Este desabafo surge num jogo que aparentemente foge a grande parte dessas regras mas acaba por chamar à atenção que na realidade é exactamente o mesmo que todos os outros. É um género que saiu de moda e rapidamente se está a tornar insuportável e indigesto. Todas estas miudinhas em que os seios aumentam conforme o power level da forma que assumem (que acho igualmente legítimo que o aumento de massa muscular das personagens nas mesmas condições na série Dragon Ball) são representações de cada uma das consolas de jogos que existem no mercado, mas sabem que mais? O que importa? Quem quer saber? Ninguém quer saber! Eu claramente não quero.

Se há mercado para isto no Japão? Claramente. Cá, não sei, nem me cabe a mim opinar ou decidir sobre isso. O que eu queria era que em todos estes anos os TBRPG se sujeitassem a uma evolução que fizesse algum sentido e fosse realmente interessante. Isto não é interessante. Para mim. E provavelmente não será para alguém que procura algo novo. Se estão há procura do jogo que poderia ter saído há dez anos atrás então este está efectivamente bem executado e tem um twist interessante nas mecânicas de combate.

Agora para mim, nunca mais. Chega. Estou farto, cansado e não me apetece ter de lidar mais com isto *barulho de porta a bater*

hyperdimension-neptunia-rebirth-2-sisters-generation-screenshot-09

Edit: Sabem que mais, talvez esteja a ser injusto. Tudo aquilo que disse é verdade e sinto que precisa de ser dito, mas HDN:R;B3VG não tem culpa. Não tem. E estar a dizer isto não é mais que descarga do peso que tenho na consciência, mas acho que deveria ficar calado pois não há nada do que eu possa dizer para ajudar a suportar o que acabei de dizer.

CHXuo6UUsAEdADV

Desculpem.

Hyperdimension-Neptunia-Re-Birth3-Trainer

Artwork oficial de Hyperdimension Neptunia Re;Birth3 V Generation

ReBirth3_MousePad__78829.1432688631.1280.1280

Mousepad de Hyperdimension Neptunia Re;Birth3 V Generation presente na edição especial.

https://www.youtube.com/watch?v=CwsJwJmM-_s