Umas das civilizações mais brilhantes do mundo antigo é a Maya. Não é essa da CMTV, apesar de serem quase da mesma idade. Estou a falar mesmo da sociedade que vivia na América Central,  e construíram Chichen Itza, usavam um sistema numérico vigesimal, usavam um calendário e outras técnicas de contrução extremamente avançadas, assim como os Incas, os Aztecas, os Olmec, que figuravam numa das minhas séries de animação favoritas de infância. Mas o foco aqui são mesmo os Mayas. E não, não são os que viviam no Ramalhete. Adiante… Está cientificamente provado que todos estes avanços tecnológicos foram causados por uma coisa apenas que não vou dizer porque toda a gente sabe.

Mayan Death Robots

E é precisamente sobre este facto histórico-cientifico inegável que vamos falar hoje. Mayan Death Robots. Onde nós, o jogador, qual viajante no tempo podemos usar o monitor dos nossos computadores para não só observar, mas também controlar os gigantes robots extraterrestres que combatem enquanto são adorados pelos pequenos habitantes da sociedade antiga.

Mayan Death Robots 2

Mayan Death Robots, da Sileni Studios, é uma espécie de reinvenção do estilo de jogo de artilharia. Ou melhor, um tunning do mesmo. Eles não criaram algo novo, apenas o tornaram mais rápido, e controlável de um modo alternativo. Pensem em Worms, mas onde em vez de jogadas por turnos elas são em tempo real, e apesar de parecer estranho de inicio, quando o jogador se habitua e sabe o que está a fazer corre mais fluido e contínuo.

Mayan Death Robots 3

Outro factor interessante é que podemos terraformar o cenário, acrescentando blocos (como peças de Tetris) para criar obstáculos ou subir terrenos ou o que nos apetecer. Um jogo ao mesmo tempo leve e divertido para jogar sozinho ou com amigos em sistema local (não tem multiplayer online) Mayan Death Robots é um daqueles jogos que podem passar despercebidos mas podem trazer horas de diversão.

Na minha opinião seria um jogo perfeito também para mobile ou consolas portáteis, mas neste momento apenas está disponível no Steam. Porquê? Pela mesma razão que não quis dizer no primeiro paragráfo:

Aliens