aDOTA-me #3

Lançado por alturas do Halloween, com o mapa Haunted Colosseum, a proposta desta semana é um dos Custom games oficiais da Valve, Colosseum. A premissa passa por um Capture the Point / King of the Hill com personagens do Dota 2, lutando entre si pelo controlo do mapa. Todas as personagens do jogo original estão disponíveis, havendo apenas algumas alterações a determinadas personagens por forma a não as tornar demasiado poderosas neste claustrofóbico mapa. Trata-se assim de uma abordagem bem mais leve aos Heróis disponíveis e vem sendo utilizado por jogadores para explorar item e ability builds num ambiente em que subir de nível acontece de forma bastante rápida e Gold também não é problema.

O mapa está dividido em cinco pontos. O ponto central é o único que não é controlado por nenhuma das equipas no início e está rodeado de armadilhas que podem ser accionadas pelos jogadores ou por um pezinho mais incauto.Desde lanças no chão a lança-chamas, lança veneno, guilhotinas ou “aquela” bola a fazer lembrar o Indiana Jones, as armadilhas vão desde uma generosa porção de dano ao completo extermínio de quem se atravessar no seu caminho, e aqui importa dizer que as armadilhas em torno do ponto central têm friendly-fire, so watch your step. O controlo do ponto central inicia o marcador, que irá até aos 5000 pontos para decidir a equipa vencedora, e cada ponto mais próximo da base inimiga acelera em muito a contagem.

De momento, o jogo conta com três mapas. O tal “haunted colosseum”, inspirado no Halloween, com um ambiente a fazer lembrar uma cripta, uma versão “clean” desse mapa, sem os conteúdos típicos de Halloween e um mapa de deserto, com um desenho um pouco diferente e menos claustrofóbico. Alguns heróis sofrerão um pouco para encontrar o seu lugar, com Nature’s Prophet, Treant Protector ou Timbersaw a terem poucas árvores com que interagir e com um Shadow Fiend, Doom, Clinkz ou Enchantress sem creeps explorar, mas, no geral, todos os heróis são úteis, dada a facilidade que há em adquirir Gold e experiência. E isto é, para todos os efeitos, Dota 2, em que um herói tradicionalmente visto como Support pode, com os items certos, dizimar a equipa contrária enquanto o diabo esfrega um olho. Assim, Ancient Apparition com Aghanim’s Scepter e Refresher Orb é uma séria ameaça, tal como um Earthshaker jogado como “Critshaker”. O facto de haver uma área relativamente concentrada para as disputas pelo controlo de um ponto também cria situações ideais para heróis que brilhem em ambientes confinados, como um Disruptor com a sua Static Storm, um Pugna com a sua Nether Ward ou um Warlock e o seu…. bem, na verdade, todas as suas habilidades! E há, claro, lugar para heróis que consigam tirar partido da sua mobilidade e criar situações em que as armadilhas do mapa façam o trabalho por eles, como um Dark Seer com o seu Vacuum ou um Clockwerk com as suas Cogs. No fundo, tudo pode ser útil desde que bem utilizado, e o gameplay é bastante fluído, rápido e divertido, sem muitos tempos mortos.

 

 

Sempre que uma equipa atinge os 1000 pontos, surge um Golem afecto à equipa contrária (um por cada milhar de pontos acumulados, sendo que quando uma equipa atinge os 4000 pontos, terá que se preparar para enfrentar a equipa contrária mais 4 gigantescos Golems). Os Golems são imunes a magia e têm true sight, ou seja, vêm tudo o que estiver invisível, como wards ou o Riki ou Bounty Hunter da vossa equipa.Ah, e mandam bofetadas que aleijam! Muito! Duas ou três lambadas e vocês ganham uma viagem gratuita para a base, por isso façam como o Armando e vão logo bazando.
Dispondo de servidores dedicados da Valve, não há grandes problemas de ligação e não é difícil encontrar adversários, estando entre os jogos custom mais jogados desde que saiu. Este Colosseum é um jogo bastante bem polido, fast-paced, com objectivos claros e mecânicas interessantes. Peca por não ter árvores e neutral creeps, como outros jogos custom, o que não permite tirar o máximo partido de todas as habilidades de alguns heróis, mas é sempre um jogo agradável para se passar 15 minutinhos a despachar lambadas.