aDOTA-me #9

Esta semana o aDOTA-me fala-vos de um jogo custom diferente. Dota 10v10 teve o privilégio de ser apresentado num grande palco, perante um numeroso público num dos maiores eventos de eSports de sempre. Por alturas da final do The International 5, vários membros do público foram chamados ao palco. Colocados lado a lado com jogadores profissionais, fizeram duas equipas de 10 jogadores e deram então a conhecer ao mundo o Dota 10v10, inserido no All-Stars Match da Team n0tail contra a Team Chuan.

É, como devem adivinhar, um jogo extremamente casual, dentro da complexidade do Dota. O delicado equilíbrio que se procura atingir com os heróis e tipologia de jogo para o Dota 2 “real” é aqui completamente devastado, mastigado e amassado e cuspido para o lado. Não interessa. Não é bem-vindo. Seria como ir de fato e gravata para um moshpit.

Aqui o que se quer é mesmo patada, cotovelada, confusão e suor! Junta-se tudo ao monte e não há cá discussões quem vai Mid, quem vai Jungle, quem é o Carry. É tudo carne para canhão! Independentemente da lane que escolherem, o mais provável é não passarem muito tempo lá. Trust me.

O jogo é então um verdadeiro massacre do início ao fim, com Teamfights desde o minuto zero e, geralmente, com uma média de 10 mortes por minuto, o que faz com que Dota 10v10 seja apenas o nome, uma vez que os períodos em que há 20 jogadores vivos não são propriamente abundantes!

Dota 10v10 não é um jogo perfeito nem procura sê-lo. O equilíbrio não é nem pretende ser o objectivo aqui e a única irrisória preocupação com isso parece ser a proibição da utilização de Silencer que, com a habilidade inata de roubar 2 pontos de Intelligence a cada inimigo que morra nas suas proximidades, tornar-se-ia um Raidboss ao fim de escassos minutos de jogo. Claro que há heróis que beneficiam da confusão, com Earthshaker a fazer um brilharete com o seu Echo Slam, Tusk a conseguir meter na sua Snowball o equivalente ao público do Estádio Nacional em dia de final da Taça de Portugal e Techies com problemas em encontrar quem não lhe rebente as minas todas. Mas isso pouco importa e o que recomendo mesmo é instalarem, escolherem um herói aleatoriamente e aproveitarem a viagem!