Festa! Alegria! Este é o 10º aDOTA-me! Coisa bonita! E ainda mais na semana em que o patch para a versão 6.87 do Dota 2 é anunciado.

Desta feita trago-vos, em jeito de comemoração, um mod genial! Como sabem, os MOBAs e, em particular, o Dota 2, focam-se no equilíbrio entre as diversas personagens. A voz corrente é que o Dota 2 equilibra o jogo tornando cada herói “overpowered”. Não será bem, bem assim, mas não anda muito longe. Dota 2 não tem heróis fracos. Não há heróis inúteis e todos têm o seu espaço, uma vez que todas as habilidades e heróis diferem tanto entre si. Poder-se-ia dizer que o Earth Spike e o Impale, habilidades de Lion e Nyx Assassin, respectivamente, são parecidas. E, de facto, são-no, com a diferença de uma ser só skillshot, com point target, e a outra funcionar de duas maneiras, ao que se juntam diferenças mínimas em termos de alcance e tempo de Stun, ou atordoamento. E ficam-se por aí as parecenças. Embora com propósitos semelhantes, não dá para comparar um Purification do Omniknight com um Shadow Wave do Dazzle, nem um Storm Hammer do Sven com um Wraithfire Blast do Wraith King.

Pois bem, o equilíbrio no Dota 2 é feito com luvas. Delicadamente. A fazer biquinho enquanto se beberica um chá e se chega à conclusão que “Ui, chiça penico, pipoca laroca, é melhor aumentar 1 de armor a este herói e diminuir o intelligence gain por nível deste herói em 0.1”. Assim mesmo. Os gajos do Dota 2 são aqueles tipos que, enquanto vocês estão na esplanada a beber uma cerveja e a enfardar tremoços, eles estão a chegar à conclusão que um dos tremoços é 2% inferior ao tamanho médio e que a primeira cerveja a chegar à mesa está um grau acima da temperatura das restantes o que é gravíssimo em termos de usufruto da coisa.

Então, chega o Dota IMBA, de kevlar para uma festa do pijama. Escancara a porta, cospe no chão, funga e vocifera com um arroto “imaginem que o Icefrog estava podre de bêbado e todos os heróis tivessem levado buffs consecutivos, patch atrás de patch”, antes de cair para o lado numa dormência ébria e com baba no queixo.

https://www.youtube.com/watch?v=WDgqnh9uPpk

E é isso. O delicado equilíbrio do ecossistema do Dota 2 é feito com um arado em vez de com uma pinça para sobrancelhas. Voz grossa. TUDO OVERPOWERED! Tens um Meat Hook? Toma 3! Um igual, um com mais velocidade, um com mais dano. Vai e sê feliz. Desaparece-me da frente, puto! Tens um Macropyre que queima tudo no seu caminho? O mundo é o teu caminho, pá, queima isso tudo! Tens um Sandstorm que te deixa invisível e dá dano a toda a gente à tua volta? Amigo, solta o Darude que há em ti e observa com espanto enquanto o teu Sandstorm é uma espécie de Black Hole que suga tudo para o seu interior num vértice de morte e destruição com areia!

Não chega? Então vamos adicionar mais algum sal às vossas Tequillas! Vamos adicionar sons evocativos das vossas habilidades enquanto raspam o chão com as caras dos vossos inimigos! Não há limites!!!

(Sim, este sou eu a ouvir isto pela primeira vez. Lamento.)

E é isto. É como contratar um palhaço bêbado para animar uma festa de aniversário de crianças com 5 anos. No fim, umas gargalhadas, uns vómitos no chão, uns sorrisos, duas cabeças rachadas e 3 hospitalizados.

Por aqui, agrada-me. Dota IMBA é diversão pura. Com itens novos para construir, cada jogo é uma constante redescoberta do que cada herói faz e pode fazer. Obrigatório instalar para se jogar com uma cervejita ao lado. A 4 graus de temperatura.