Têm sido uns tempos agitados nos panoramas nacional e internacional dos eSports. Após o anúncio da MTG da criação de um canal exclusivamente dedicado aos eSports e no seguimento da primeira transmissão em directo de uma final de um evento de eSports numa televisão Brasileira, a televisão pública Portuguesa decide entrar no agitado barco dos eSports pela mão da RTP.

O Magazine RTP Arena surge assim como o bastião da nossa televisão pública no mundo dos eSports. Com 25 minutos dedicados exclusivamente às equipas e competições de eSports, o programa, feito em colaboração com a LPLOL, promete uma ligação estreita com as competições nacionais de League of Legends e não tenciona parar por aí, piscando já o olho aos outros gigantes dos eSports, como Counter-Strike: Global Offensive, Dota 2 e Hearthstone.

2308913-wcs

As reacções ao primeiro programa não se fizeram esperar e foram incrivelmente diversas. Uns gostaram, outros acharam que havia lugar a óbvias melhorias, uns acham que está bom assim, outros querem ver lá o “seu” jogo de referência. Mas, no geral, todos viram. Na televisão, à 1 da manhã de sexta-feira passada ou no RTP Play, onde o programa saltou directamente para o top dos mais vistos, ultrapassando a toda a brida programas como o Got Talent.

Foi portanto, senão uma estreia auspiciosa, um começo promissor. Uma primeira pedra no charco de preconceitos que há em relação aos videojogos e aos eSports. Uma primeira percepção de que, não só há público para este tipo de conteúdos, como há um público que não se contenta com um magazine de 25 minutos por semana e que quer ver mais, de mais jogos, de mais competições, com mais jogadores e personalidades dos eSports.

LPLOL-RCL

Não contente com a pedrada no charco, a RTP resolveu tirar partido das funcionalidades do RTP Play e transmitiu lá, em directo, os qualifiers para a LPLOL, sexta-feira e sábado. Não é ainda uma transmissão ao vivo em canal aberto, mas baby stepsbaby steps.

Tendo gostado ou não, certo é que grande parte da comunidade gamer portuguesa aguarda pela próxima noite de quinta-feira e pela chegada do magazine à uma da manhã de sexta-feira. E isso é mais do que se pode dizer de muitos programas da televisão nacional.