Acabadinho de sair do forno de Early Access temos Tastee: Lethal Tactics, onde podemos fincar o dente num jogo de estratégia por turnos e em tempo real. Que é o mesmo que algo salgado e insonso, ou doce e amargo. E é mesmo um bocado dos dois.

Tastee

A primeira reacção que tive quando estava a preparar-me para jogar Tastee, foi tentar perceber que outros jogos semelhantes já tinha testado. XCOM, Comandos, Syndicate… tem um pouco de todos. Mas o mais semelhante mesmo é Frozen Synapse em que as missões e os movimentos são simultâneos para ambas as partes (tanto no multiplayer como em modo singular). Controlamos mercenários em missões que cobrem vários campos, podemos trocar o esquadrão, fazer-lhes upgrades ou equipa-los como quisermos para a arena e simplesmente concretizar seja qual for o objectivo pedido.

O maior factor de valor Tastee: Lethal Tactics é a sua dificuldade derivada do seu estilo de jogo onde a acção do esquadrão é programada para esse turno (e até podemos fazer um preview para ver as possíveis consequências antes de finalizar) e depois de tudo calculado fazemos andar, tal como uma daquelas carreiras de peças de dominó a cair. Mas… há sempre um mas… o nosso adversário faz a mesma coisa ao mesmo tempo. Portanto acaba por se tornar um jogo de gato e rato onde só sabemos onde o outro esteve na última vez que o vimos ao contrário de outros jogos semelhantes como em XCOM que a partir do momento que aparece no campo de visão de um membro da nossa equipa, sabemos sempre que mexe porque o faz antes ou depois dos nossos (dependendo da perspectiva).

Tastee 1

Factores negativos em Tastee são alguns. Os cenários são repetitivos, o que é compreensível para um jogo multiplayer para que os jogadores se familiarizem com eles, é prática comum. Eu é que gosto de algo mais… random. Os comandos não foram fáceis de entender no início mas depois entram no sítio. Acima de tudo achei que o jogo prometia mais do que me deu.

Pagava os €14.99 por Tastee: Lethal Tactics? Provavelmente 10€, mas a razão principal é que é feito para jogar contra outros jogadores, que não algo que me agrade, para quem gosta de Versus Multiplayer, sim vale o preço total.

Tastee 2