aDOTA-me #12

É uma das coisas que mais motiva para os jogos ao estilo MOBA/ARTS, aqueles ataques ou habilidades que exigem pontaria ou previsão para se acertar e surtirem o efeito desejado.

Era para bordar isto, se faz favor.

O Dota 2 não destoa neste campo e o jogo está recheado de skillshots em vários heróis. Há-os para todos os gostos, feitios e alcances. Desde o Impale, do Nyx Assassin, um Stun com um alcance relativamente curto, ao Ice Blast do Ancient Apparition, um Nuke / Curse verdadeiramente demolidor de alcance global com uma dificuldade de execução condizente, o jogo é rico em habilidades do género.

Surge-nos então este Skillshot Wars, mais um Custom Game para Dota 2. O jogo coloca-nos num mapa desenhado para o efeito e permite-nos escolher 10 heróis, para efeitos puramente cosméticos. Isto porque todas as habilidades são as mesmas para todos os envolvidos. E, adivinharam, são Skillshots!

– É meu! – Não, é meu! – Não, meu!!!

A primeira é então o Meat Hook, do Pudge. É um gancho que viaja até uma distância de 1300 units e puxa o alvo para nós. Se for um inimigo dá 360 de dano puro. É uma das habilidades mais características de um dos heróis mais facilmente associados ao Dota 2.

A segunda é a Sacred Arrow, da Mirana, com uns ligeiros ajustes que fazem a Flecha atravessar o mapa todo até encontrar alguém, dando até 460 de dano e atordoando por um período até 5 segundos.

A terceira é o famigerado Sunstrike, do Invoker. Alcance global, com um delay de 1,7 segundos a dar quase 500 de dano puro numa pequena área. Dói. E é com ele que a maior parte das mortes neste Skillshot Wars é conseguida.

Por último, o Hookshot do Clockwerk. Um gancho com 3000 de alcance que dá 300 de dano e atordoa por 2 segundos, transportando-nos para cima do inimigo.
E é isto. Até 10 jogadores defrontam-se com estas habilidades, com uma pequena loja na parte de cima do mapa a permitir algumas compras simplificadas. É um caos extremamente agradável de se jogar, com uma Sacred Arrow a suscitar dois ou três Sunstrikes de um lado e Meat Hooks do outro. Uns a procurar eliminar o pobre desgraçado que está atordoado por 5 segundos, outros a tentar puxá-lo para segurança.


Skillshot Wars não promete nem tenta ser mais do que é. Não carece de muita complexidade ou sincronização. É um jogo para matar e salvar gente em modo Arcade, com um equilíbrio imposto através das habilidades iguais para todos e do mapa sensivelmente simétrico e desfeito com umas pinceladas de items que permitem a quem os tenha esquivar-se ou iniciar melhor no alvo a abater – desde que consigam comprar os items em segurança, claro, o que nem sempre é fácil.

Não é um jogo que vos vá manter agarrados horas e horas a fio. Mas é um jogo fantástico para se jogar de vez em quando, principalmente com um grupo de amigos que procure sincronizar as suas habilidades para garantir as Kills.