Eu nunca joguei Minecraft, mas já joguei muitas horas de Terraria e à primeira vista as comparações destes dois com Portal Knights são inevitáveis. E não podiam estar mais erradas. Bom… parcialmente.

Portal Knights é mais um jogo de acção do que um… ah… que raio de estilo é Terraria e Minecraft? Sanguessugas de tempo? Buracos negros de vida social? Portal Knights também é, mas com mais lutas e combates.

Portal Knights 3

Aqui começamos por escolher a nossa classe, Mago, Guerreiro ou Arqueiro, e a partir daí com um inventário muito básico só temos que explorar a região em que estamos, recolher material e construir armas, armaduras, roupa, poções, tudo focado em coisas uteis, até pode ser giro construir uma casa e mobília totalmente em vidro em Terraria, mas em Portal Knights isso é uma parvoíce, a parte de crafting é mesmo para o que é funcional. Precisamos de uma casa, mas só com o básico. O objectivo é explorar e não passar horas a minar calhaus.

Graficamente é muito mais agradável que os outros dois, à falta de melhor expressão… é mais fofinho. E é extremamente difícil, especialmente em modo single player. Não é impossível de jogar mas é difícil. O que cria um problema. Adultos que queiram jogar podem ter uns problemas, muitos de nós não tem uma vida cheia de horas livres para jogar e a maior falha em Portal Knights cai nesta falésia. Imaginemos que eu, João Arqueiro, Zé Guerreiro e Filipe Mago combinamos um dia e hora para explorar Portal Knights, e eu crio Archerland para nós. E nesse dia passamos umas horas a jogar, por acaso deu para o fazer. Mas durante a semana seguinte, Zé e Filipe podem jogar todos os dias às 21h mas eu não porque tenho que trabalhar, eles não podem aceder ao mundo que criei. E apesar de parecer uma picuinhice minha, acho que ao criar algo devia ser possível o acesso a todos os nossos amigos que tenham o jogo. E eles podiam explorar esse mundo quando quisessem sozinhos, seria agradável chegar a casa, ligar o jogo e ver que um tinha aumentado a casa, aberto outra região, fosse o que fosse. Mas não se pode ter tudo… Falando em abrir regiões…

Portal Knights 2

As zonas de Portal Knights são conscritas e acessíveis apenas por portais. Pelo nome eu nunca chegaria lá sozinho… bem, eu gosto bastante disso. Como não sou fã deste estilo de jogo onde se pode fazer tudo e o terreno é virtualmente interminável, agrada-me bastante a limitação do espaço e obrigação de abrir os portais para outra zona, é divertido nunca saber como vai ser a nova.

Portal Knights é uma pequena gema de diversão, não é algo estonteante, mas não lhe detecto falhas para aquilo que se propõe fazer: sugar o tempo do jogador enquanto o diverte. Vale os €14.99 que pedem por ele? Sim vale, pagava isso perfeitamente. Mesmo não sendo adepto do estilo.

Portal Knights 1

Se puder, aproveito para deixar umas dicas que preferia ter quando comecei. Tenham calma, explorem as zonas (especialmente a primeira) como deve ser antes de avançar para outra, equipem-se bem e tenham cuidado, é muito fácil dar de caras com algo muito acima do nosso nível. E acima de tudo, divirtam-se.