Perdidos e Machados #15

Bom dia a todos.

Mais uma aula na qual vamos olhar para um pedido de ajuda de alguém que é fã de uma das séries de animação mais longas da história da TV.

Professor Axe.

Consegues encontrar-me um jogo dos Simpsons que eu jogava no GameBoy quando era miúdo?

Tinha os Simpsons, jogava-se com o Bart, e era no GameBoy.

Obrigado

Pedro.

 

Bem… Pedro… um bocadinho de mais informação dava jeito, eu também posso perguntar-te por uma praia que eu costumava ir quando era miúdo na costa. Era na costa, e era uma praia. Mas de qualquer maneira agradeço o teu pedido, não vai ser fácil mas o máximo que eu posso fazer é dar-te uma lista e um pequeno resumo de jogos dos Simpsons e depois tu vês qual era o teu.

No início dos anos 90, época em que o GameBoy era rei das consolas portáteis (título que vai sendo hereditariamente passado aos seus descendentes até a Rainha 3DS que reina ainda hoje) os Simpsons eram possivelmente a série de televisão mais famosa do mundo. Homer, Marge, Bart, Lisa e Maggie eram ícones pop, estavam em todo o lado e em todas as plataformas, os Simpsons foram tão grandes que graças a eles certas palavras e expressões entraram nos dicionários. Apesar da língua ser mutável, é impressionante quando essa mutação não é puramente natural e entra em cânone por uma fonte artificial, mas isso já entra no campo da linguística e estamos aqui para falar de jogos dos Simpsons que desde o seu primeiro episódio oficial em Dezembro de 1989 que já emitiram quase 600 episódios e na minha opinião decaíram imenso da sua qualidade original para se tornarem abaixo de um reflexo do que foram outrora. Aconselho particularmente os seguintes episódios, e os que vou relacionar com os jogos, se não puderem ver as 5 primeiras temporadas completas:

Bart the Genius; Bart the General; Moaning Lisa; The Telltale Head; Homer’s Night Out; Bart Gets an “F”; Bart the Murderer; Flaming Moe’s; The Otto Show; Marge vs The Monorail; Treehouse of Horrors I, II, III.

Jogos… desde de PC a arcadas, de consolas a mobile há um número gigante de jogos dos Simpson, contudo para GameBoy, há apenas 5. Todos publicados pela Acclaim Entertainment que se não me engano ainda hoje tem os direitos exclusivos.

O primeiro é de 1991, feito pela Imagineering, e chama-se Bart Simpson’s Escape from Camp Deadly.

Simpsons 1

Lisa: I feel like I’m gonna die, Bart. Bart: We’re all gonna die, Lis. Lisa: I meant soon. Bart: So did I.

Um platformer 2D bastante básico no qual controlamos Bart que tenta fugir de um campo de férias com a irmã. O campo de férias é dirigido por um parente do Mr. Burns e o seu objectivo é que as crianças sofram o máximo possível e não se divirtam nas férias. Não é um bom jogo em nenhum aspecto, mas como tinha a marca da família mais famosa da TV deve ter vendido como pãezinhos quentes. Episódio: Kamp Krusty

Feito pelo mesmo estúdio e lançado um ano depois Bart vs the Juggernauts era um jogo extremamente divertido em que Bart estava num programa de televisão inspirado nos American Gladiators. Era composto de minijogos e o objectivo era passar semana a semana até ser campeão. Este, curiosamente foi o meu primeiro jogo no GameBoy, além do Tetris, e nunca o consegui acabar. Os minijogos são representativos de várias personagens mas o meu favorito sempre foi o do Captain Lance Murdock. Episódio a ver relativo a este: Bart the Daredevil

Simpsons 2

Captain Lance Murdock: Bones heal, chicks dig scars, and the United States of America has the best doctor-to-daredevil ratio in the world.

Em alternativa e não só para GameBoy, mesmo tendo em conta que não se joga com o Bart temos Krusty’s Fun House, feito pela Audiogenic e lançado em 1992. Não vou entrar em pormenores deste porque é mais um spinoff para o Krusty do que um jogo dos Simpsons, e eu tenho uma cena com palhaços. Mesmo assim, episódio: Krusty Gets Busted

Simpsons 3

Krusty the Clown: Hand over all your money in a paper bag! Apu: Yes, yes, I know the procedure for armed robbery. I do work in a convenience store, you know.

 

E também outro só para conhecimento geral em 94 a Beam Software lança Itchy & Scratchy in Miniature Golf Madness. Mais um spinoff onde controlamos Scratchy num jogo de aventura side-scrolling com o objectivo de fazer a melhor pontuação possível num campo de mini-golf enquanto tentamos fugir aos ataques daquele rato que mete a loucura de Patrick Bateman a um canto. Não sabem quem é Patrick Bateman, leiam o livro. Episódios: Dead Putting SocietyItchy & Scratchy & Marge

Simpsons 4

Lisa: I’m studying for the math fair. If I win, I’ll get a brand new protractor. Homer: Too bad we don’t live on a farm.

Bart & the Beanstalk, que como o nome indica é uma fusão entre os Simpsons e o conto do pé de feijão. Feito pela Software Creations em 1994, este jogo de aventura em plataformas foi o último a ser lançado para a consola portátil de ecrã verde. E se não for este não sei qual será o que procuras. A não ser que procures um de Game Boy Color. Ou Advance… para isso vão ser precisas mais aulas.

Não tenho episódio para este, mas tinha dois para o Itchy and Scratchy portanto equilibra.

Simpsons 5

Bart: Don’t have a cow, man!

 

Até para semana juventude tenho que fugir.