Não existe maior inspiração para a rubrica Ataque dos Clones do que os muitos cartuchos hacked que ainda hoje saem para as muitas famiclones (que surpreendentemente ainda hoje se fabricam e comercializam). Há tanta bizarria e estranheza para escavar dos confins dos cartuchos estranhos que circulam pelo eBay, por vendedores online chineses e indianos, ou mesmo nos nossos armários, que estes hacks parecem a Mala do Sport Billy da inspiração.

O jogo desta semana não é a maior aberração que já jogámos, longe disso e até é uma simples substituição de sprites como o mais básico dos hacks de jogos, tão famosos como o Super Mario do KKK. Neste caso este Pokémon Golden (tinha sido mais giro se o sprite usado fosse um Goldeen, dando um protagonismo merecido ao peixe) é um hack do jogo de NES de Tom & Jerry.

3646303-0039704525-Golde

Ao invés de controlarmos Jerry controlamos Eevee pelas muitas plataformas do jogo. Porquê? Porque não? Não sei explicar, mas suponho que nesta fase em que Pokémon está mais do que na ordem do dia, trazer à conversa um hack tão mal-amanhado como este era algo obrigatório. O que não invalida que no futuro não vamos buscar muitos outros casos piores de apropriações da franquia Pokémon. De certeza que iremos.

O que diferencia este Pokémon Golden de qualquer outro jogo que tenhamos falado aqui na rubrica é o autocolante que dá rosto ao cartucho. E não é pelas razões que estão à espera.

Pokemon_Golden_Title_PNG

Quem viveu o final dos anos 1980 e início dos 1990 de olhos abertos, percebeu que um tremendo embuste de muitos destes cartuchos de famiclones passava pela utilização abusiva de imagens para “venderem” o seu produto. Fosse uma imagem do Batman e do Flash num clone terrível, fosse a utilização das capas de jogos de SNES e Mega Drive como chamariz, passando por muitas outras acções que denunciavam a total irrelevância do conceito de “direitos de autor”.

Ora, este Pokémon Golden vai no sentido inverso, e os seus criadores, do estúdio singelamente chamado Software Creations (algo original por si só, tão original como chamar Bread Bakers a uma padaria, ou Newspaper Seller a um quiosque) aparentam ser uma espécie de “ladrão com escrúpulos”. Como podem ver pela fotografia do cartucho, ao invés de utilizarem imagens oficiais de Eevee da série de animação ou o sprite do jogo, decidiram (aparentemente) pedir ao primo da vizinha da tia que “diz” que sabe desenhar para ser ele a representar o personagem propriedade da The Pokémon Company. O resultado está à vista, e é maravilhoso.

Tumblr_mld6xzxMGQ1qfn93wo4_1280

Isto deixa-nos a especular a sessão de brainstorm dos senhores do estúdio Software Creations (traduzido, na imaginação, do original chinês):
– Epá, vamos fazer um hack do Tom & Jerry.

– Parece-me bem e colocamos sprites de quê?

– Sonic? Super Mario? Garfield? Eevee!

– Boa, seguimos com Pokémon. Alguém pode ir buscar uma imagem oficial para a capa?

– Epá! Isso é que não! Limites se faz favor. Uma coisa é ignorar os direitos de autor de um jogo, alterá-lo, adicionar-lhe uma propriedade intelectual que não lhes pertence e lucrar com isso, outra coisa é usar uma imagem oficial na capa.

E assim termina aquilo que poderia ser um sketch dos Gato Fedorento mas não é. Obrigado.

https://www.youtube.com/watch?v=ZeRGLgeGqmA