100yot (1)

Devia ter tido o cuidado de tapar as matrículas mas tive preguiça.

15 de Setembro, 11:04AM Aeroporto de Heathrow. O desembarque é rápido e suave, ao contrário dos monstros mecânicos que fazem neste dia 100 anos de existência. A Wargaming.net, responsável por um dos mais populares jogos online gratuitos (sendo o seu maior título justamente o World of Tanks), convidou-nos até ao Queen Elizabeth II Center para comemorarmos um século desde que o exército britânico enviou o primeiro tanque de guerra para combate (1916), durante a Batalha do Somme. Um feito importante, um marco na história.

Depois de um almoço claramente inspirado no motivo do evento foi altura de relaxar um pouco da viagem nas excelentes instalações disponibilizadas, munidas de consolas e computadores para jogar os títulos da Wargaming.net. World of Tanks, Hybrid Wars e outros ocupavam o processador destas máquinas, as pessoas envergavam os seus dispositivos de input e outras aproveitavam o seu tempo para relaxar e aproveitar a ocasião para praticar as suas aptidões sociais. E o que seria uma festa em Inglaterra sem um indivíduo barulhento a exercer o seu humor britânico? O ambiente era leve e animado, bem disposto!

100yot (2)

Bolinhas de Caril: Aspecto: 2/10; Cheiro: 8/10; Intensidade do sabor: 999999999/10. Fiquei a tarde inteira a digerir isto, bolas!

Surpresa apanhei-a eu, assim que me apercebi que me aguardavam duas horas de conferência para falar do aparecimento dos tanques, do trabalho importante da Wargaming.net em parceria com o Tank Museum, Bovington para a preservação de informação de relevância histórica, do estado da empresa e dos seus produtos. Pensei que era só boa vida.

Usando como runing gag uma frase como “Unless you love Pokémon Go and have an IQ of 75“, Dave Snow apresentou a nova App (da Ballista Digital e Tank Museum, Bovington) como “The Future of History and its Communication“, Tank100, que permitirá aos utilizadores utilizar realidade aumentada para encontrar em Inglaterra, Gales e na Escócia tanques que estavam outrora presentes nas ruas.

battlebus

O Battle Bus em todo o seu esplendor.

Global Brand Director Al King voltou ao palco para falar brevemente sobre o sucesso de World of Tanks e o que aparenta ser o seu segredo para o sucesso: pequenos ciclos de desenvolvimento, early access em todas as Apps e jogos e um enorme e incansável contacto com a comunidade. Moderadores ouvem e comunicam o feedback da comunidade, respondendo-lhes também, a Wargaming.net tem também um autocarro (apelidado de Battle Bus) em tour por Inglaterra e França onde as pessoas podem experimentar e interagir com a comunidade e developers. É isto que à visão da empresa consegue chegar a números como 150 milhões de contas registadas e a um negócio de igual ordem de grandeza.

Vão também estar disponíveis, durante as próximas duas semanas, alguns eventos e veículos disponíveis pelos vários jogos e plataformas com o nome World of Tanks, sendo que o Mark I terá direito a um papel exclusivo nas consolas com um mapa e um modo de jogo novo (trench warfare) para tirar melhor partido deste tanque centenário. Uma versão alterada do Mark I estará porém disponível no World of Tanks Blitz, tal como um novo tanque que irá ser desenhado por Kunio Okawara (Mecha-artist, criador de Gundam) e dois tanques conhecidos dos jogadores de Valkyria Chronicles! Eldelweiss e Nameless! World of Tanks Blitz terá também um evento de uma semana que consistirá em tentar atingir a marca de 50 milhões de batalhas e, caso seja atingida, todos os jogadores terão acesso a vários dias de conta premium. World of Tanks Roll Out terá uma segunda iteração do seu sandbox este outono com novo matchmaking balanceado.

https://www.youtube.com/watch?v=wiSoKgTLedI

World of Warships comemorou o seu primeiro aniversário no dia 17 de Setembro, e como tal terá também duas semanas de eventos especiais. E também a adição de frota britânica!

E por fim, houve algum tempo de palco para a WG Labs, que se tem focado em financiar e executar projectos como Master of Orion (que vendeu mais de 150 mil unidades, algo que agrada a companhia e a motiva a trazer mais conteúdo e a actualizar o jogo), Gods and Glory que é um misto de combate por turnos PVP e city builder para iOS e Android (contou com um soft launch com 300 mil downloads) e Hybrid Wars anunciado na Gamescom. Este último é um top-down shooter inspirado pelos jogos dos anos 90, contará com 3 heróis, 8 locais e sai a 29 de Setembro no Steam e no Gog para Windows, Mac Os, Linux e contará com duas edições: Standard e Deluxe, sendo que o preço da Standard foi descrito como “Mid Priced“.

Terminada a conferência foi a altura de tomar um refresco, falar com os oradores e outros colegas e pensar em voltar para o avião, que se atrasou cerca de hora e meia. Esse tempo, juntamente com o tempo da viagem foi suficiente para escrever este artigo e editar este vídeo da viagem:

O balanço é positivo, a Wargaming.net além de aceitar e continuar a contribuir para o seu sucesso tenciona claramente aumentar o seu público (pelo menos com o franchise de World Of Tanks, uma vez que a adição de tanques de Valkyria Chronicles, uma colaboração com Kunio Okawara e também a recente adição de Yamato Harbor é um claro indicativo de querer agradar ao público japonês) mostra-se empenhada em crescer também para o mercado dos videojogos além dos jogos multiplayer online. Da nossa parte resta-nos agradecer o convite da Wargaming.net e a sua simpatia!