É outra vez aquela época do ano em que se levanta o maior debate de futebol e não estou a falar de se o Benfica ou o Porto vão ganhar o campeonato, nem sequer se o Sporting vai ser candidato a sério este ano, eu estou a falar do verdadeiro debate:

PES VS FIFA!

No ano passado o Ricardo saltou para cima da granada e analisou os 3 grandes títulos de futebol anuais, PES, FIFA e Football Manager, e como saberão se forem ler os artigos ele estava com um problema pois já não jogava a nenhum deles há bastante tempo. Numa brincadeira meio a sério eu disse-lhe para simplesmente copiar os artigos do ano anterior e mudar o ano que ninguém ia reparar, porque afinal é o que costuma acontecer nos próprios jogos, mas o Ricardo é um gajo com ética e não só jogou como escreveu artigos coerentes sobre eles. Ora eu não sou coerente e de ética tenho muito pouco, mas vou seguir o exemplo e vou analisar o melhor que posso os jogos de futebol que me vão caindo no colo agora pois este ano calha-me a mim esta cruz. Prontos, vamos a isso:

PES 17 é o novíssimo título futebolístico da Konami, uma empresa que consegue alterar o ditado popular e ter uma proporção de marteladas no cravo e na ferradura completamente desproporcional para o lado negativo, em vez do esperado 1-1.

pes-17-1

O meu historial futebolístico está muito fraco, em outros tempos eram um avido fã de FM (ainda nos tempos em que se escrevia com C) e um dos meus jogos favoritos da N64 era o International Superstar Soccer 64, que depois veio a dar aos International Superstar Soccer da PS2 que posteriormente viriam a dar origem aos Pro Evolution Soccer (o primeiro é da SNES, mas toda gente se esquece dos das Nintendo e pensa só nos da Playstation por alguma razão). Mesmo assim ocasionalmente jogo um ou outro para desanuviar sem ter que pensar, porque não são jogos estratégicos. PES 3DS foi mesmo o meu primeiro jogo na portátil da Nintendo e FIFA 11 ainda é o jogo no qual tenho mais horas nessa consola, o que me envergonha um bocado admitir…

Desde a sua criação que durante anos a batalha pendia para um lado e para outro, FIFA, PES, PES, FIFA, às vezes um melhor (PES 6) outras vezes o outro (FIFA 11), e de há alguns anos para cá que apesar da qualidade crescente nos PES, FIFA tem ganho as suas batalhas de Setembro. Eu ainda não joguei FIFA 17, mas se não está pior que FIFA 15, o último que joguei, PES 17 perde mais uma vez.

Isto não quer dizer que PES 17 seja um mau jogo, quer simplesmente dizer que não é o melhor na sua categoria, leva a medalha de prata.

Onde é que perde PES 17?

Primeiro, é mais arcade que FIFA, apesar de tentarem dar um controlo mais realista aos jogadores, tentarem copiar os movimentos com o analógico direito, e melhorarem consideravelmente pequenos pormenores como a inteligência artificial nos companheiros de equipa e as suas movimentações ao ponto de eles apontarem para onde fazer um passe em profundidade ajuda bastante, e sobe a qualidade do jogo, mas não chega.

pes-17

Irrita-me consideravelmente querer jogar com o meu segundo clube* o Sporting de Braga e ter que equipar as camisolas amarelas do Bresigne, pois apenas o Sport Lisboa e Benfica e Sporting Clube de Portugal cederam os direitos ao jogo. E como esse há vários exemplos que tornam as campanhas frustrantes para quem não sabe exactamente quem jogas em todos os clubes menores de todos os campeonatos e tem que tentar adivinhar quem são os seus adversários. A própria Master League, outrora o ex-libris do campeonato de futebol virtual é apenas um campeonato normal, já não tem aquela magia dos seus anos de ouro.

PES 17 é apenas mais um mostruário de que perdeu a sua identidade e tenta apanhar FIFA no seu campo mas sem as ferramentas ou licenças para isso. Tenta copiar a jogabilidade, tenta copiar os seus menus e estilo, tenta copiar os seus modos de jogo desde as ligas online, ao criar um clube em volta de uma estrela, até ao criar a sua lenda de futebol, que é o meu modo favorito. Mas não deixa de ser isso, uma cópia, uma tentativa de ser aquilo que nunca foi em vez de assumir a sua individualidade. PES já foi o nome de algo próprio, algo com uma identidade, hoje é uma sombra dos seus dias de glória.

A melhor parte de PES17, para mim, é mesmo o seu modo de jogo individual no qual criamos um jogador de raiz para levar ao estrelado. Aqui eu tento sempre ir para um modelo de jogador inspirado num homem que eu admiro como futebolista (e não só), o supremo jogador táctico, que não brilha como avançados ou extremos, mas sem o qual metade dos jogos estaria perdido pois é o coordenador de toda a equipa: Andrea Pirlo.

Não é muito fácil jogar nessa posição de médio centro como Pirlo, pois não há golos para fazer o nosso jogador brilhar, mas se conseguirmos controlar a posição eximiamente assim como a eficácia dos passes rapidamente somos notados pelos grandes clubes, clubes esses que seja em Italia ou noutro país não são assim tão grandes, uma oferta do MD White parece que vamos jogar na segunda divisão inglesa até descobrir que é o Real Madrid. Mesmo assim este modo é a única coisa que me faz voltar ocasionalmente a PES 17, mas possivelmente o seu rival mais licenciado vai ser igual ou melhor neste campo também…

Acabo este comentário dizendo que joguei todos os modos de PES 17 em single player e fiz alguns jogos online sem problemas, mas nenhum dos modos tirando o acima citado Become a Legend me agradou particularmente. A versão Xbox One usada para teste apresenta bons gráficos dentro deste campo, mas não deixa de ser um jogo caro, para um simples update incompleto de jogadores e algumas equipas com nomes inventados. Mesmo nos gráficos posso levantar questões, porque se a reprodução de jogadores mais conhecidos das equipas que deram a sua autorização de direitos é quase fotográfica, os outros são tão genericos ao ponto de os confundir se não for ler as legendas no ecrã.

Se compraram no ano passado podem saltar este, se já não compram há alguns anos… a decisão é vossa.

E fujam da versão PC, o port é horrível e os gráficos são de 2010. (PES 17 está disponível também para a PS4)

pes-17-2

*A minha falta de patriotismo é tão grande que até o meu clube de futebol não é de cá, no meu peito bate o coração de um lobo A.S. Roma sarò sempre al mio fianco