Ataque dos Clones #27

O Ataque dos Clones esteve de férias, como aliás estiveram grande parte das rubricas aqui do Rubber. Mas neste regresso e tour de force decidimos voltar a um jogo que tem mais do que um clone. Falamos do clássico Sonic, the Hedgehog é claro.

É possível que a vontade de falar deste jogo advenha de três razões diferentes, todas elas motivadas pelo gamer-em-potência que é o meu filho. A primeira razão é motivada pela série de animação Sonic Underground que está a ser exibida no Netflix, e que eu estou a ver pela primeira vez com ele, enquanto cantamos a altos pulmões o refrão que exala hard rock em cada guitarrada. A segunda razão é por vê-lo a jogar (e muito bem) ao Sonic Dash e a terceira porque na senda de apresentar-lhe os jogos com os quais cresci andamos a jogar aos três primeiros Sonic da Mega Drive.

Ao contrário de outros cartuchos manhosos que temos encontrado nesta rubrica, The S Factor: Sonia and Silver não é um hack estranho que em pouco dignifica o jogo original, mas o trabalho recente de um grupo de fãs que têm progressivamente alterado o primeiro jogo de Mega Drive. E que aparentemente alguém anda a vender em formato cartucho.

otmznknbnujenjy0nzq3n0yymtu6zdq1nmriodayodnlzjkzogi3yjrindm1y2nlm2q4odu6ojo6oja

O grupo de programadores por trás deste The S Factor: Sonia and Silver chama-se e Aquaslash & Pals e tem tido como objectivo recriar o jogo original, criando novos níveis, e é claro, como indicado pelo título, a possibilidade de optarmos entre dois personagens. Cada um dos dois personagens (Sonia e Silver) têm movimentos próprios que tomam em consideração o seu cânone dentro do lore de Sonic, the Hedgehog. Aqui o enredo parece (em teoria) mais forte, com o mundo de Sonic a ser assolado não pelo Dr. Robotnik mas pelo seu descendente ainda mais maléfico Eggman Nega, que está a usar os três Metallix para destruir o mundo de Sonic. E que impacto é que isto tem no jogo? Quase nenhum, mas é engraçado pensar no jogo original de Sonic com um argumento que seja mais longo do que uma frase.

sfactor_025

Depois de remexermos em tantos jogos que são o equivalente criativo de pegar em jogos do qual tanto gostamos e esfregá-los por um passe vite, The S Factor: Sonia and Silver é um excelente exemplo de como o trabalho de fãs é de louvar com alterações dignificantes a videojogos. E uma justificação do porquê da existência dos homebrews.

The S Factor: Sonia and Silver ainda não está terminado mas podem descarregar a Rom actual aqui.

destroncity2

E sim, para quem desconhecia a Sonia é mesmo a irmã do Sonic, e não apenas uma daquelas chinesices que assolam o mercado dos cartuchos antigos.