______________________________________________________________

Thumper – Desenvolvido e publicado pela Drool
Aprox. 2 minutos de leitura (250 wpm c/taxa de compreensão de 60%). Análise feita sem código de download fornecido pela Drool.

______________________________________________________________

Thump. Thump Thump. Thump. Thump Thump.

Thumper é um jogo especial feito para pessoas especiais. Parte do pouco feedback negativo que Thumper tem recebido prende-se principalmente com o facto de os jogos de ritmo nunca terem sido para toda a gente, e Thumper apelar pela sua estética e direcção cuidada.

thumper

Thumper é um jogo de ritmo que não é um jogo de ritmo. O esqueleto do jogo é definitivamente de ritmo, mas a forma como o resto da jogabilidade foi direccionada faz com que Thumper seja mais que só um jogo de ritmo, dando uma boa lufada de ar fresco no género. O jogo tem nove níveis, sendo que cada nível tem cerca de 20 estágios de aproximadamente 30~60 segundos cada um, isto se o fizermos com perfeição à primeira, que nem sempre é o caso. Thumper está desenhado de forma a que a aprendizagem seja feita organicamente, e só nos deixa avançar se o dominarmos, que nem sempre é uma tarefa trivial.

O aspecto e banda sonora do jogo são de luxo e completamente concordantes com o tema. Havia uma preocupação minha relativamente à variedade dos cenários e nos bosses (depois de jogar os primeiros níveis), mas esta decisão de reutilizar alguns dos assets faz todo o sentido quando pensamos no significado de toda esta jornada: não passa de um enorme pesadelo. E enquanto o nosso coração nos pede para não voltar, a nossa cabeça pede para voltar e não parar. Pede para jogar a 10 centímetros do ecrã, com uns enormes headphones nas orelhas, volume bem acima dos 86dB.

3138613-thumper-screenshot-crakhed1-ps4-us-5jun15

Existem dois tipos de estágios diferentes, os níveis normais e as boss fights. As boss fights, ainda que inicialmente pareçam níveis com uma figura (sem grande interacção), mais tarde, por volta do nível 4~5, há realmente uma boss fight, com ataques que podemos fazer com níveis de poder diferentes e com ataques por parte do boss contra nós (que nos temos de desviar).

O jogo conta também com suporte Playstation VR, com o suporte para Oculus Rift e HTC Vive prometido para um futuro próximo, para aqueles que usam a plataforma Steam. Está disponível no Steam e na PSN por 19,99€. O jogo foi testado apenas no modo normal, futuramente no Rubber poderão ver a análise do Thumper jogado no PSVR. Fica abaixo um pouco de gameplay streamed para o Twitch.tv. Livre de spoilers e pronto para mostrar o que é que este jogo tem para oferecer!

https://youtu.be/23oOuMZCcDg