______________________________________________________________

Pokémon Sun & Pokémon Moon – Desenvolvido e publicado pela Nintendo
Aprox. 2,4 minutos de leitura (250 wpm c/taxa de compreensão de 60%).

______________________________________________________________

Quem é o Pokémon Sun & Moon? Viram-no? Conhecem-no?

Acordei tarde para uma terça-feira, 11:30, mas a demonstração do novo par de títulos da série Pokémon já se encontrava disponível na loja online da Nintendo. Dizem que as coisas boas da vida vêm sempre aos pares, mas desta vez, só desta vez, poderei estar verdadeiramente preocupado com o que dista de nós apenas pouco mais de um mês. Este artigo vem explicar o porquê.

É impossível ficar indiferente ao que tem vindo a ser revelado nos últimos tempos, mas a verdade é que está-se a tornar demasiado ridículo. Sempre fui a favor de uma boa piada e também sempre fui a favor de inovação para a saúde ou inovação do metajogo, independentemente do valor estético dessa inovação. Que acréscimo à cena competitiva é que poderá trazer um novo Raticate ou um novo Muk? Nenhum, posso-vos garantir. Que acréscimo poderão estes mesmos pokémon trazer à série, de forma geral? Alienar os fãs.

SunMoon (1)

Estes dois falhados não merecem mais que uma colagem em MSPaint. Critical Hit!

Os Z-moves eu tolero: são ataques mais poderosos, específicos de determinados pokémon e determinados tipos, desbloqueados se determinados pokémon tiverem determinado item. É uma mecânica poderosa (apalhaçada pelos movimentos acriançados do treinador) mas que impede os jogadores de portar outros itens interessantes como Megastones ou Life Orbs. Só podem ser utilizados uma vez por combate.

SunMoonDemo (3)

Outra coisa importante de reparar é que a série não é indiferente ao mundo que a rodeia, mas claro, indiferente aos fãs! Agora, para encontrar determinados pokémon teremos de ligar o poké finder (uma máquina fotográfica) onde utilizamos o giroscópio da 3ds para apontar e o botão R para disparar, reminiscente de uma actividade usualmente realizada com relógios. É também um manguito àqueles que outrora haviam pedido uma nova iteração do Pokémon Snap. Não consigo colocar a minha mão à cara vezes suficientes para aceitar isto como uma boa ideia, como uma ideia sequer. O público que a Nintendo deveria querer alcançar não são aqueles que já compram os jogos pokémon e descobriram agora uma nova série que gostam, mas aqueles que a abandonaram e o Pokémon Go as quase trouxe de volta. Aqueles que estão à espera de um bom bundle com a 2DS e um novo jogo a um excelente preço. E esses, se o fizerem, vão encontrar uma série que já não lhes pertence. Além de para mim estarem a tomar a decisão que empresarialmente faz pouco sentido, acho que se estão a por a jeito para tudo isto correr mal para o lado da Pokémon Company.

SunMoonDemo (2)

Gotta Snap’em All

E para terminar gostaria de referir o que para mim faz menos sentido no meio disto tudo: todos sabemos que a Nintendo tem padrões de alta qualidade e esses padrões não transparecem para a demo de Pokémon Sun & Moon. Para aqueles que jogaram X & Y e/ou Alpha Sapphire & Omega Ruby sabem que durante as batalhas haviam momentos em que os fps baixavam, nada de muito relevante. Ora, Sun & Moon em determinadas situações levam isso ao rubro, tornando-se até doloroso. Não é claramente um factor decidível para mim, mas leva-me a questionar toda a permutação de princípios registada aqui neste artigo. A demo foi testada numa 3DS e não numa New 3DS.

SunMoonDemo (4)

O demo de Pokémon Sun & Moon não está na Nintendo eShop, está nas pessoas que constroem Pokémon Sun & Moon. E para mim, isto pode ditar o princípio de uma série com qual não me identifico. Esperarei assim por dia 18 de Novembro, com a esperança de que seja diferente.

 – Escrito através do meu iPhone –