Ataque dos Clones #29

soundlesscart
Como cantava Andy Williams “It’s the most wondeful time of the year”…. E não estou a pensar no Natal. O Halloween 2016 chega a Portugal com a o seu habitual constrangimento, perdido entre a vontade incerta dos comerciantes, a indignação morna dos apologistas da tradição e o entusiasmo das crianças que não entendem como gomas, sustos e disfarces possam provocar tamanha incerteza.

Somos parcialmente celtas e adoptamos o pinheiro de Natal… Qual é o stress? Tempo de escavar a abóbora à procura do artigo temático da praxe.

Não é fácil encontrar bootlegs de jogos de terror. O pragmatismo comercial da indústria dos clones asiáticos faz das crianças o seu alvo principal o que é fatalmente incompatível com desvios carregados de hemoglobina. Já abordei neste espaço um dos raros casos existentes e pouco mais haveria para dizer. Felizmente o ocidental com excesso de tempo livre pode fazer altruisticamente aquilo que o oprimido filho de Mao não consegue: um Famiclone para alegrar as “internets“.

Chatice

Chatice

Este demake nasce das mãos do britânico Jasper Byrne no contexto de uma competição de “bootleg demakes lançada pela TIGSource. Fã de Street Fighter e Silent Hill 2, Jasper opta por homenagear o seu jogo de terror favorito numa altura complicada da sua vida – o seu pai faleceu de cancro – numa sobreposição emocional entre a sua experiência pessoal e as diversas camadas interpretativas do jogo original.

Soundless Mountain II é uma espécie de Famiclone de Silent Hill 2. “Espécie” porque de “famicom” o jogo não tem nada para além da influência gráfica. Trata-se de um jogo para PC e MAC e só pode ser jogado nestas plataformas o que acaba por retirar autenticidade e estabilidade ao resultado final.

O jogo está cheio de bugs, é brevíssimo e inconclusivo mas é uma autêntica carta de amor ao título da Team Silent. A representação das personagens e do espaço, a banda sonora, o trabalho de câmara e o ritmo dos acontecimentos fazem justiça aos desígnios terroríficos do jogo original. As criaturas do jogo apesar de não proporcionarem um grande desafio –são facilmente evitáveis- transmitem o mesmo desconforto grotesco com poucos pixels.

Good old days

Good old days

Disponível gratuitamente aqui, esta curiosidade merece certamente 10 minutos de uma véspera de feriado se forem apreciadores do original.

Jasper ainda cria jogos através do seu label Superflatgames mas o seu foco principal é musical. Participou na banda sonora de Hotline Miami e persegue uma carreira de DJ com o pseudónimo de Sonic. A promessa de acabar Soundless Mountain II ainda está por cumprir. Já passaram 9 anos…