Ou a caçada semanal mais curta da história.

Fazer este artigo é algo ingrato para quem fez estes dois jogos, mas já os tenho há algum tempo ali parados e não é uma questão de não lhes tocar porque estou a jogar outra coisa, é mesmo porque não os consigo jogar. Eu nem sei se o editor-chefe do Rubber Chicken Games vai passar este artigo porque desrespeita as regras ideológicas do site, mas como é que eu posso fazer um comentário acerca de dois jogos que eu nem tive oportunidade de jogar?

Comecemos por Death Stair da Fun Sponge Games. Um jogo multiplayer que diz ser divertido. Uma espécie de party game no qual os jogadores têm que subir umas escadas num corrida enquanto alguém ou alguma coisa dispara contra eles? Não sei porque não consigo jogar.

deathstair

Para co-op local para dois, ou multiplayer de quatro jogadores online, Death Stair até pode ser divertido se conseguirem apanhar alguém nos servidores. Cheguei a ter isto ligado à procura de um servidor durante horas e nada… Procurei servidores e …

Por isso a minha opinião é esta, se querem dar €4.99 por este jogo é bom que tenham pelo menos mais três amigos que queiram dar o mesmo para jogar convosco. Senão mais vale queimar a nota porque não há opção a solo nem ninguém para jogar online. Se calhar mais barato até compense mas não acho que valha a pena o risco.

Na mesma zona da inutilidade mas muito perto da fronteira do jogável está Cranium Canundrum da Falling Star Games. Não quero ser injusto com ele porque acima de tudo tem bastante potencial. Pensem numa espécie de Super Mario Maker no qual podemos criar os nossos níveis e explorar mundos que só existem na nossa imaginação.

cranium-conundrum-alpha-06b-release-mp4

Contudo ainda está numa fase muito inicial, está em Alpha. O que quer dizer que não há conteúdo partilhado (que tivesse encontrado) e ainda é muito tosco. Os menus de criação não são muito amigáveis ou funcionais portanto podemos demorar bastante até criar um nível no qual podemos fincar o dente. E este é o problema que torna Cranium Canundrum quase inútil. É muito giro pensar e criar um nível, mas até ser fluente na construção dos mesmos, ter alguns de exemplo era óptimo.

Mas não há.

Portanto os 5.99€ que custa é muito como jogar num casino e depende do gosto do jogador. Querem arriscar e esperar que numa fase mais avançada tenha mais opções e níveis? Força!

São potenciais game designers e querem usar como ferramenta para criar um jogos de plataformas no futuro? Dêem-lhe!

Querem jogar quando vos apetece e divertirem-se? Eh… É melhor irem para outras paragens.