Ataque dos Clones #31

Hoje é um dos dias mais importantes dos Estados Unidos da América. Eu arriscar-me-ia a dizer: do Mundo! Finalmente, e após vários meses de campanha que mais se assemelharam a um episódio de Monthy Pyton’s Flying Circus, do que à corrida pelo lugar mais importante do Mundo, será hoje eleito o 45º presidente dos EUA.

E o que tem isso a ver com video jogos? Por incrível que pareça, este tema serviu de mote para vários jogos de computador, como o Campaign ’84 e até para um jogo da Famicom.

united-states-presidential-race-famicom-nes

America Daitōryō Senkyo ou United States Presidential Race, foi um jogo produzido por Shintaro Ito sobre a campanha eleitoral de 1988. Neste, tínhamos de resolver quatro problemas sociais, optando por um ponto de vista político liberal, conservador ou centrista.

Todos tinham os seus problemas:

– os liberais eram mal visto pela comunidade religiosa;

– os conservadores pela classe trabalhadora e estudantil;

– os centristas, querendo agradar a Gregos e Troianos, acabavam por não agradar a ninguém.

O objectivo era gerir o melhor possível os fundos de campanha e chegar à presidência dos EUA. É incrível pensar que um jogo destes tenha sido produzido no Japão e nunca tenha chegado aos Estados Unidos! Mas este é o Ataque dos Clones e tal como o nome desta rubrica o sugere, vamos falar de clones. E agora chegou a hora da grande pergunta:

Que jogo poderia ser clonado e convertido num jogo politico? E se em vez de apenas um, fossem 6???

Vindos da mente brilhante de Jeff Hong, um artista de storyboard e animação que vive em Brooklyn e que no seu curriculum constam trabalhos para a Disney e Nickelodeon, o Rubber Chicken tem o orgulho de apresentar:

urbanchampionbox trumpspunchoutbox superberniebrosbox donkeytrumpjrbox donkeytrumpbox donkeytrump3box
Os originais são sobejamente conhecidos e explicar cada um deles, seria como explicar uma anedota. A verdade é que quando os vi, não resisti a experimentar!

Antes que perguntem, respondo-vos já: SIM – ISTO EXITE MESMO e podem jogá-los aqui!!!

E por aqui me fico com a esperança que esta seja a única recordação presidencial que alguma vez teremos de Donald Trump. Não resisto a gritar deste lado do oceano: Hillary – YES YOU CAN!!! Oh wait… that was the good guy’s thing! OK – fica assim: Hillary MAYBE YOU CAN!!