Para grande desgosto da minha mãe, entre outros, se há coisa que eu não herdei do lado cabo-verdiano da minha família foi a parte da dança. É verdade, pode parecer racista mas se há coisa característica do sangue africano é o ritmo para a dança. Eu não sou bom dançarino, nunca fui mas se há coisa que eu gosto e sou razoavelmente bom é nos chamados Rythm Games.

Se calhar é por compensação, o que não faço com os pés, faço com os meus ágeis dedos, e para ajudar tenho um bom ouvido musical. Jogos que requerem uma boa coordenação de ritmo como o meu favorito da Nintendo DS Elite Beat Agents, e outros Rythm Games tal como Guitar Hero, Donkey Konga, Batman Arkham Asylum ou Rock Band são algo que me apraz, e mesmo quando perco (e perco muito) não me importo.

É por isso que no outro dia quando eu estava de headphones na cabeça a ritmar de um lado para o outro batendo com um pé no chão com um sorriso nos lábios, a minha senhora nem me interrompeu e só quando voltei para a sala é que ela perguntou: “O que estavas a jogar?”

stereo-aereo-1

Stereo Aereo. Um jogo ainda em fase Alpha no Steam que agarrou no modelo de Guitar Hero e fundiu-o com um shooter vertical ao som de guitarras sintetizadas típicas dos anos 80

Esta combinação de dois estilos de jogo consegue funcionar muito melhor do que era esperado. Talvez porque a maior diferença entre este e outros shooters verticais é que em vez de ser obrigado a disparar contra tudo e todos e só me desviar em casos extremos, na maior parte deste jogo temos que nos desviar dos obstáculos e apenas em alguns casos somos obrigados a disparar sobre eles. E tanto os desvios como os disparos têm que ser feitos no ritmo certo. Conforme vamos jogando o ritmo vai subindo, vai-se tornando mais intenso e mais rápido.

stereo-aereo-2

Usando uma história totalmente voice-acted em estilo banda desenhada Stereo Aereo consegue tirar a possível monotonia de um jogo repetitivo. A aventura que os membros da banda encaram passando por vários ambientes e planetas com certas temáticas e melodias que se enquadram perfeitamente neles como o planeta deserto e música nitidamente de inspiração country são dos melhores aspectos deste jogo. O facto de eventualmente ter uma leaderboard vai ser muito bom para aqueles mais competitivos também vai ser.

Stereo Aereo é um rythm game simples mas nada básico ou pouco original, é uma boa aposta para quem gosta deste estilo mesmo que ainda esteja numa fase muito inicial, metam-no nas vossas wishlists. Mais cedo ou mais tarde vão querer jogar.

Para quem ficou com dúvidas acerca de Batman Arkham Asylum ser um rythm game, pensem bem nas lutas. Como é que aquilo funciona? Joguem com uma boa música a acompanhar, talvez uma Rumba ou um daqueles Foxtrots modernos e vão ver porque tenho essa opinião.