Dungeons & Dragons é um pen and paper RPG na sua génese, mas nos tempos que correm, onde de uma forma bastante literal temos o mundo nas pontas dos dedos, é natural que surjam alternativas aos dados poliédricos e character sheets. Aqui ficam alternativas para aqueles que não conseguem ter acesso aos materiais de origem… ou simplesmente não querem abrir os cordões à bolsa nem andar com o mundo às costas.

dungeons-dragons-movie-reboot

1 – Os manuais

Os manuais podem ser adquiridos gratuitamente em formato digital a partir do próprio site da Wizards of The Coast. São mais simplistas, não partilhando a mesma estética dos manuais em formato físico, mas mantêm a mesma funcionalidade.

Segue-se o link: http://dnd.wizards.com/articles/features/basicrules

2 – Character sheets

É nestes pedaços de papel que estão todos os dados referentes às nossas personagens e tal como os manuais, podem ser adquiridos gratuitamente através do site da Wizards of The Coast (http://dnd.wizards.com/articles/features/character_sheets). Contudo, se preferires ter as tuas personagens contigo no teu telemóvel ou tablet, podes fazer o download da app Fifth Edition Character Sheet tanto para Android como para iOS.

3 – Dados

É através dos dados que todas as acções serão decididas. O 20 de um dado de vinte faces irá garantir o sucesso enquanto que o 1 irá assegurar o falhanço. Aqui as alternativas são várias. Caso haja preferência para dinâmica 3D onde se podem mesmo rolar os dados, existe a app DnDice, e caso se opte por um simples gerador de resultados, há apps como CritDice que também farão um bom trabalho.

dungeons-and-dragons

4 – Listas de feitiços

IT’S OVER 9000!!!!” É o que muitos podem exclamar perante a quantidade de feitiços que existem, mas não temam, pois aplicações como D&D 5 Spellbook Cards e Spell Book Burned irão garantir que todos esses feitiços estarão ao alcance de um dedo e permitem que sejam organizados ao gosto do utilizador.

5 – Resumos

Tal como tudo o resto, convém ter as regras à mão e prontas a usar de forma a que o jogo continua a decorrer de forma fluída, algo que não acontece quando se tem que recorrer constantemente aos manuais. É aqui que entram apps como Referência Completa 5e e 5e Cheat Sheet.

6 – Misc

Há muitas outras apps para muitos outros propósitos. Syrinscape, High Fantasy Soundboard, Ambient Mixer e Atmosphere contêm uma série de efeitos, sons e músicas que permitirão alcançar aquele ambiente ideal. Apps como Names For RPG permitem gerar nomes e são uma excelente alternativa quando não conseguimos encontrar um nome para uma personagem, não estamos inspirados ou não temos jeito para a coisa. RPG Character Generator complementa o anterior, tratando de gerar de forma aleatória, ou seguindo as especificações do utilizador, aspectos de uma personagem, desde a sua raça e classe ao seu alinhamento e fisicalidade.

dd3

Há por aí mais alternativas para além das que foram aqui mencionadas. É só uma questão de procurar e ver o que melhor se adequa aos gostos de cada um. Ao fim do dia o que interessa é que o pessoal passe um bom bocado em torno da mesa, a partilhar histórias e aventuras, seja rolando dados reais ou virtuais. Só porque não é algo palpável não significa que não seja igualmente valioso.