header

É verdade que o Halloween já passou mas nunca é tarde para apanharmos um bom susto relembrando esse icónico dia onde o medo é a emoção do momento.

Hide and Shriek saiu a 25 de Outubro de 2016 no Steam, estando com o preço apelativo de 5,99€. Este é um videojogo first-person multiplayer para computador realizado pela Funcom, o qual consegue promover um bom tempo de divertimento num jogo 1 vs 1.

Todos conhecemos o jogo ‘Hide and Seek’, ou tal como é conhecido em português o ‘Jogo das Escondidas’. E foi realmente esta a ideia captada neste videojogo! Reza a Lenda que os dois jogadores são feiticeiros estudantes a participar numa competição realizada pelas suas escolas para saber quem será o melhor a assustar o outro. Assim sendo, nesta competição ambos os jogadores – um da equipa azul e outro da equipa vermelha – encontram-se invisíveis e têm, com a ajuda de runas, de realizar feitiços contra o oponente. Podem ainda apanhar orbes que têm de levar até aos seus altares para obter extra pontos. Para encontrar estas runas e orbes os jogadores têm de andar pela escola abrindo cacifos e vendo os armários das salas. Mas não é assim tão fácil! O outro jogador poderá ver os armários, cacifos e portas a abrir ou fechar, o que dá a entender onde o jogador que lhes mexeu se encontra. Além disso, quando o jogador transporta a orbe, o outro jogador irá ver a orbe a voar pelo ar, demonstrando onde o seu oponente está. O jogo termina assim que um dos jogadores assustar o outro 3 vezes ou quem tiver colecionado mais pontos num período de 10 minutos.

hide-and-shriek

Sem dúvida alguma Hide and Shriek traz uma ideia bastante diferente e divertida. É sendo assim um bom jogo para quem não pode perder muito tempo em videojogos, mas ainda assim quer entreter-se durante um bocadinho.

Confesso porém ter ficado triste por existir apenas a opção de multiplayer, já que das vezes que tive o prazer de jogar uma partida pública tive de esperar bastantes minutos para que esta fosse realizada, ou mesmo até não a jogar pois não encontrava jogadores. Será que os jogadores desapareceram até mesmo do próprio videojogo? ou será outro tipo de problema? Ainda assim, é de facto uma pena este problema ter-se verificado já que o jogo é realmente divertido!

Outra das críticas, sendo esta comum na comunidade jogadora, é o facto de existir apenas um único cenário de jogo, o que torna a experiência muito repetitiva, por mais que as runas e as orbes se encontrem em locais diferentes. Será que virão mais cenários no futuro? ou parou por aqui o desenvolvimento? Só o futuro o dirá!

Mas nem tudo é mau! As opções de customização do boneco de susto são extremamente variadas, existindo inclusive a opção de nos tornarmos o Trump (o que sem dúvida é a customização mais assustadora do jogo).

hide-and-shriek-image-trump

Tem sido também extremamente divertido ver youtubers a jogar Hide and Shriek mostrando as suas reacções de susto, algo que foi muito badalado em tempo de Halloween. Ficam com um link abaixo que achei particular piada:

Finalizando, aconselho-vos de facto a jogar Hide and Shriek, um videojogo com visual apelativo, diversão garantida e onde os sustos não irão parar !