A SaltyDog.Digital é um grupo de amigos que gosta de fazer jogos. Não me vou estender relativamente a eles porque a página web do grupo é mais descritiva do que eventualmente eu conseguirei ser, há muito muito texto para ser lido e acho que isso não é nada excepto uma coisa boa (afinal, está lá para quem quer). O seu primeiro jogo foi Fourtex Zen que, supomos nós, quando iterado, trouxe Fourtex Jugo à luz do dia. São jogos diferentes mas regem-se por princípios semelhantes. Zen é conciso e claro nas suas intenções, está lá para ser desfrutado, nada mais que isso.

fourtexjugo (3)

Porém, o problema em analisar Fourtex Jugo é entender a que tipo de pessoas este jogo apela. A sua apresentação é de jogo de puzzle, indiscutivelmente, mas o interesse pelo jogo tem de ir além disso para realmente o ser. Se encarado simplesmente como um jogo de puzzle, Fourtex Jugo tem pouco ou nada para oferecer: independentemente do nível, uma das respostas certas é sempre fácil de encontrar e por isso há muito pouco de qualquer sentimento de recompensa. Por outro lado, para bem e para o mal, as estrelas a conquistar em cada nível (das três possíveis – determinadas a partir da pontuação obtida, dependente da configuração do tabuleiro) é a parte mais desafiante e que realmente poderá oferecer alguma diversão (e recompensa) ao jogador. Mas é preciso paciência, muita paciência, persistência e dedicação, até nos níveis mais simples.

fourtexjugo (4)

Explicando o jogo de forma simples, uma vez que até o próprio jogo tem dificuldade em fazê-lo, o tabuleiro consiste na mesma grelha 4 por 4. Cada célula é ocupada por uma pedra com um número, Pi ou Omega (apelidados no jogo de Pie e Om) e essas pedras podem ser arrastadas para uma das 4 células adjacentes se alguma das condições se verificar:

1. Ambas as pedras têm o mesmo número ou Pi: neste caso, a nova pedra que ocupará a célula para onde foi arrastada uma pedra terá o valor de n+1 (onde n é o valor de cada uma das pedras) ou, no caso de Pi, Omega. Como 14 é o valor máximo, duas pedras com 14 geram uma pedra Pi em vez da pedra 15;

2. A soma dos números das duas pedras dá 15: Nesse caso, a nova pedra que ocupará a célula para onde foi arrastada uma pedra será uma pedra Pi.

Existem outras regras e poderia complicar explicando-as, mas focando-me na condição de vitória é simples: quando duas pedras se juntam numa célula, essa célula fica escura. O jogo termina quando todas as células da grelha 4 por 4 ficam escuras. A pontuação é determinada pelas pedras Pi e Omega no tabuleiro.

fourtexjugo (1)

Fourtex Jugo está, porém, em Early Access. E poderia dizer que tudo isto podia ser melhorado, mas talvez não. Efectivamente o jogo tem problemas em se explicar e isso é melhorável, mas a verdade é que acaba por ser um jogo que apela a um conjunto de pessoas demasiado pequeno para ser um sucesso, na verdade, um conjunto de pessoas demasiado pequeno para eu conseguir recomendar a qualquer um dos que está a ler este artigo neste momento. Mas se parece o vosso género de jogo quem sou eu para vos desaconselhar: para aquilo que é e tenta ser, é-o na perfeição. Não é para toda a gente. Não é para mim. Mas para as pessoas para quem este jogo é, tem imenso conteúdo e promete ainda mais, uma vez que, como disse no início deste parágrafo, está em Early Access, e tem puzzles diários gerados aleatoriamente. Não é um jogo de puzzle a menos que o queiram. Tem de partir da vossa disponibilidade para maximizarem a pontuação. E num mundo onde a persistência não predomina, é algo demasiado doloroso para pedir à generalidade das pessoas.

https://www.youtube.com/watch?v=6e3EY5hcasM